Governo do Rio de Janeiro inaugura novos cinemas em cidades do interior
No mês de abril, o governo do estado do Rio de Janeiro está implantando cinco novos complexos cinematográficos em cidades do interior. O primeiro cinema foi inaugurado na semana passada em Areal, no centro-sul do estado, como parte do projeto Cine+. O objetivo é realizar 1,5 mil sessões por ano, a maioria delas gratuitas, e algumas com preços populares. Além disso, estão previstas inaugurações de salas de audiovisual em Guapimirim, Itaocara, Casimiro de Abreu e Paraty ainda este mês.
Ampliando o acesso à cultura em cidades de pequeno e médio porte
Ao todo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC RJ) planeja entregar oito novos complexos cinematográficos em cidades do interior ao longo deste ano, através do programa Cinema da Cidade. As cidades de Miracema, Cordeiro e São Pedro da Aldeia também serão contempladas com salas de cinema.
Segundo a secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, o objetivo é ampliar a oferta para pessoas que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de assistir a um filme na tela grande. Ela ressalta que os projetos estão sendo executados em cidades de pequeno e médio porte que historicamente não contavam com esse tipo de serviço, visando à democratização do acesso à cultura.
Além das sessões de cinema, o projeto Cine+ oferecerá cursos de audiovisual para jovens interessados em adquirir conhecimento na área de gestão de equipamentos de fruição audiovisual.
Patrocínio e investimentos
O projeto Cine+ conta com o patrocínio do governo do estado do Rio, em parceria com a Enel, e é realizado pela empresa Quitanda Soluções Criativas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O investimento total para instalação dos complexos exibidores nas cidades citadas é de R$ 3,6 milhões.
Outro programa em andamento
Outro programa, o Cinema da Cidade, prevê a entrega dos cinemas de Miracema, Cordeiro e São Pedro da Aldeia até 2023. Mais cinemas serão inaugurados em Mendes, Bom Jardim e São Fidélis, totalizando um investimento de R$ 27 milhões. Esse programa atende municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes.
A secretária Danielle Barros destaca que está sendo feito um esforço em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) para agilizar as entregas dos complexos cinematográficos.
Fonte da Notícia: G1