Programa leva cinemas a pequenas cidades do interior do Rio de Janeiro
No mês de abril, o governo fluminense inaugura cinco novos complexos cinematográficos em algumas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. O projeto Cine+ tem como objetivo oferecer 1,5 mil sessões de cinema por ano, sendo a maioria gratuita e algumas com preços populares. As inaugurações serão realizadas em Areal, Guapimirim, Itaocara, Casimiro de Abreu e Paraty.
Ampliando o acesso à experiência do cinema
O programa Cinema da Cidade, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC RJ), tem como meta entregar um total de oito complexos cinematográficos em cidades do interior ao longo deste ano. As próximas salas serão instaladas em Miracema, Cordeiro e São Pedro da Aldeia.
Segundo a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, o objetivo é ampliar o acesso à experiência de assistir a filmes na tela grande para pessoas que nunca tiveram essa oportunidade. Os projetos estão sendo implementados em cidades de pequeno e médio porte que historicamente não contavam com esse tipo de serviço. Para Danielle, a cultura deve ser acessível a todos, por meio de ações de democratização do acesso.
Cinema-escola e formação técnica
A Rede Cine+, além de oferecer sessões de cinema, também atuará como um cinema-escola, oferecendo cursos de audiovisual para jovens. O diretor executivo do projeto, Felipe Milhouse, afirmou que serão oferecidas capacitações técnicas e artísticas para jovens interessados em adquirir conhecimentos na área de gestão de equipamentos de fruição audiovisual.
Investimento e parcerias
O projeto Cine+ é patrocinado pelo governo do estado do Rio, em parceria com a Enel, e realizado pela empresa Quitanda Soluções Criativas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Serão investidos no total R$ 3,6 milhões na instalação dos complexos em Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty.
Já o programa Cinema da Cidade prevê a inauguração de cinemas em Miracema, Cordeiro e São Pedro da Aldeia até 2023. Outros cinemas também serão abertos em Mendes, Bom Jardim e São Félix, totalizando um investimento de R$ 27 milhões.
Agilizando a entrega dos complexos cinematográficos
A secretária Danielle Barros ressaltou que está sendo feito um grande esforço, em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), para agilizar a entrega dos complexos cinematográficos. O programa Cinema da Cidade tem como público-alvo os municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes.
Com essa iniciativa, mais pessoas terão acesso à magia do cinema, proporcionando momentos de entretenimento e cultura. É essencial que a cultura seja democratizada e alcance todas as regiões, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de experiência única.