Smart TVs da Samsung enfrentam problemas globais, mas normalidade é retomada
Na última quinta-feira (31), usuários de smart TVs da Samsung enfrentaram dificuldades ao tentar acessar aplicativos de streaming como YouTube, Prime Video e Apple TV. O problema, que gerou um verdadeiro apagão nas TVs da marca, impediu a abertura dos aplicativos. No entanto, nesta sexta-feira (1º), os relatos indicam que a situação foi normalizada, e as funcionalidades das TVs foram restabelecidas.
Apagão global afeta usuários da Samsung
O problema afetou usuários em diversos países, incluindo o Brasil, onde muitos recorreram às redes sociais para expressar suas frustrações. Os aplicativos apareciam no menu das televisões, mas ao tentar abri-los, os usuários se deparavam com mensagens de erro relacionadas à manutenção de servidores, falhas de certificação e perda de conexão.
Nas redes sociais, vários usuários compartilharam suas experiências frustrantes ao tentarem solucionar o problema individualmente. Muitos relataram ter restaurado suas TVs para as configurações de fábrica, o que resultou na perda dos aplicativos instalados. Apenas mais tarde descobriram que se tratava de um erro de servidor global da Samsung.
Relatos nas redes sociais
Uma usuária desabafou no Twitter: “Eu aqui restaurando minha TV pra configuração de fábrica, perdendo todos os apps, pra depois abrir o Twitter e ver que era o servidor da Samsung que tá fora do ar. Aí que ódio!”. Outro internauta compartilhou: “Resetei minha tv Samsung todaaaaaa pra entrar no Twitter e descobrir que é um erro de servidor GLOBAL. QUE ODIOOOOOOOOOO”.
Porém, não foram só os brasileiros a se queixarem. Na Espanha, um usuário relatou em espanhol: “Reinicié mi televisión pensando que la había malogrado, y resulta que todas las televisiones Samsung del mundo presentan el mismo problema”. Já em inglês, um internauta alertou: “If you’re experiencing issues with your Samsung TV, hold off on resetting it for now, the problem seems to be a global outage on Samsung’s end.”
Tentativas de resolução e retorno à normalidade
Ainda não há informações precisas sobre a causa do apagão que afetou as smart TVs. Um usuário mencionou, no Reddit, ter recebido um comunicado da assistência técnica da Samsung. Segundo esse relato, a empresa estaria ciente da “possível interrupção do serviço” e que seus engenheiros estariam trabalhando para resolver o problema “o mais rápido possível”.
Apesar do susto, muitos usuários já conseguiram recuperar o acesso às suas TVs e aos aplicativos, com alguns tendo êxito ao simplesmente pressionar o botão de ligar do controle remoto até a TV reiniciar.
A Samsung foi contatada para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido, e a expectativa é que o problema esteja definitivamente resolvido. Aguardamos novos posicionamentos da empresa para atualizarmos sobre medidas preventivas ou informações adicionais.
Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos