Saiba o que é e como pedir sua Notícia online

o que é e como solicitar a sua pela internet?

Os idosos de baixa renda que recebem até dois salários mínimos e não possuem formas de comprovar renda têm direito a viajar gratuitamente ou com desconto de 50% no valor das passagens interestaduais de ônibus. Para isso, basta emitir a Carteira do Idoso. Pensando em ajudar nesse processo, preparamos um passo a passo para você saber como fazer a solicitação.

A Carteira do Idoso é um documento utilizado para comprovar baixa renda e garantir o acesso ao transporte interestadual de forma gratuita, com direito a duas vagas por veículo, ou com desconto de 50%. As informações de identificação pessoal do beneficiário e um QR Code para validação são inseridos na Carteira do Idoso. Vale ressaltar que, se você pode comprovar renda, não é necessário emitir o documento, pois apenas com o comprovante de renda de até dois salários mínimos e o documento de identidade já é possível ter acesso ao benefício. No entanto, se você deseja emitir a carteira mesmo assim, o sistema também permite a emissão para aqueles que possuem formas de comprovar a renda.

Além de ter mais de 60 anos e renda de até dois salários mínimos, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal. Caso você não possua a inscrição, é necessário entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para fazê-la.

A solicitação da carteira do idoso pode ser feita de forma simples por meio do site carteiraidoso.cidadania.gov.br. Siga o passo a passo abaixo:

1. Acesse o site carteiraidoso.cidadania.gov.br e clique em “Emitir Carteira”. Uma imagem ilustrativa está disponível na fonte original para ajudar na identificação desse passo.
2. Clique em “Entrar com gov.br”. Você será redirecionado para o site do gov.br, onde será necessário fazer login. Caso você não tenha uma conta, será necessário criá-la. Um passo a passo para criação de conta no gov.br também está disponível na fonte original para auxiliar.
3. Insira o seu CPF.
4. Coloque a sua senha e clique em “entrar”.
5. Autorize a utilização de seus dados pessoais.
6. Selecione “Emitir Carteira”.

Após seguir esses passos, você só precisará fazer algumas confirmações e a sua carteira estará pronta. Basta imprimi-la, salvá-la no computador ou no celular.

Portanto, se você é um idoso ou uma idosa de baixa renda, aproveite esse benefício e emita a sua Carteira do Idoso para poder viajar de ônibus de forma gratuita ou com desconto. Não deixe de entrar em contato com as autoridades competentes caso necessite de mais informações ou orientações sobre o processo de solicitação da carteira.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]