Rio das Ostras: Ação “Gota D’água” culmina em cinco detenções por roubo de água

Operação “Gota D’água” resulta em cinco prisões por furto de água em Rio das Ostras — RC24H

Operação em Rio das Ostras resulta na prisão de cinco pessoas por furto de água

Na última quinta-feira, 31, cinco indivíduos foram detidos em flagrante na cidade de sob a acusação de furto de água. A operação, denominada “Gota D’água”, foi organizada pela empresa Rio+ Saneamento em colaboração com a Polícia Civil, integrando a segunda fase de um projeto voltado ao combate a esse crime, que tem impactado negativamente o fornecimento de água na cidade.

Durante a ação, foram descobertos quatro estabelecimentos com ligações irregulares à rede de abastecimento público: um condomínio localizado no bairro Atlântico, uma pousada em Costazul, um bar no Jardim Mariléia e um velho hotel situado no Balneário Remanso. A Rio+ Saneamento identificou essas irregularidades e acionou a Polícia Civil para realizar a verificação, contando ainda com a assistência de peritos criminais.

Segundo informações da área Comercial da concessionária, os furtos de água têm contribuído para o agravamento da crise de abastecimento em várias regiões do município. Após a detenção, todos os responsáveis pelos locais em questão foram levados à delegacia onde foram autuados em flagrante.

A operação “Gota D’água” foi iniciada no ano de 2023, com a intenção de focar em áreas onde o furto de água era praticado por proprietários de caminhões-pipa que desviavam água da rede de distribuição para revenda. Nesta segunda fase da operação, foram identificados pontos que exercem maior influência sobre a distribuição de água na municipalidade.

A coordenação da operação ficou a cargo do delegado Ronaldo Andrade Cavalcante e do seu adjunto, Mauro Gonçalves de Souza, ambos da 128ª DP (). A população pode reportar irregularidades de forma anônima utilizando os diversos canais de atendimento disponibilizados pela Rio+ Saneamento.

As ações da operação buscam desmantelar essas ligações clandestinas que, além de representar uma perda considerável de recurso hídricos, também prejudicam aqueles que consomem a água de forma regular. A presença das autoridades policiais nos locais identificados tem como objetivo inibir a continuidade desses delitos, e as prisões realizadas são um passo importante em direção à recuperação da integridade do sistema de abastecimento.

Os furtos de água representam um desafio significativo para a gestão de recursos hídricos nas cidades, e as autoridades estão demonstrando um compromisso crescente em tratar do assunto de forma séria. O trabalho em conjunto entre a Rio+ Saneamento e a Polícia Civil reflete uma postura proativa em enfrentar a criminalidade relacionada ao uso indevido da água, que é um bem essencial e escasso.

As operações como a “Gota D’água” são fundamentais para criar um ambiente de segurança e confiança para os cidadãos que pagam por um serviço digno e adequado de abastecimento de água. Com o crescimento da população e a constante pressão sobre os recursos hídricos, é imperativo que ações de fiscalização e repressão sejam realizadas de maneira contínua e eficaz.

A detenção recente é um lembrete claro de que o furto de água é um crime que não será tolerado pelas autoridades locais. O impacto positivo dessas iniciativas se estende não apenas à restauração da normalidade no abastecimento de água, mas também à educação da população sobre a importância da conservação e do uso responsável deste recurso natural.

Agindo de forma colaborativa, as entidades responsáveis pela gestão de água e as forças de segurança pública podem proporcionar uma solução mais eficiente para os desafios enfrentados com relação à gestão de água. Com as ações de combate sendo intensificadas, espera-se que haja uma diminuição nos índices de furto e um aumento na regularidade do abastecimento de água em .

Equipes em operação Gota D'água

As informações e resultados das investigações estão sendo acompanhados de perto, e novos desdobramentos podem ocorrer à medida que as operações prosseguirem. Denúncias de atividades suspeitas podem ser feitas de forma anônima, e a participação da comunidade é vital para garantir o sucesso dessas iniciativas.

Assim, é possível construir uma rede de colaboração entre cidadãos e autoridades, visando a proteção e a correta utilização dos recursos hídricos. A luta contra o furto de água é uma responsabilidade coletiva e deve ser encarada com a seriedade que o tema exige.

À medida que mais pessoas e empresas se juntam a esse esforço, a esperança é que possa garantir um abastecimento de água mais estável e sustentável para todos os seus residentes. A operação “Gota D’água” é uma das muitas iniciativas que buscam trazer de volta a confiança na gestão hídrica e assegurar a disponibilidade desse recurso fundamental para as futuras gerações.

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]