Revelado: Desvendamos o mistério por trás do prazo de 1 ano do fabricante

como funciona o prazo de 1 ano do fabricante

Os smartphones desempenham um papel fundamental em nossas vidas, sendo uma das principais formas de nos comunicarmos, nos mantermos informados e nos distrairmos com memes e redes sociais. Por isso, a escolha de um celular envolve uma série de considerações, tais como marca, modelo, sistema operacional, entre outros fatores.

Como a compra de um smartphone geralmente envolve um alto custo, é natural ficarmos preocupados com possíveis problemas, como defeitos de fábrica, furtos ou perdas. Todos nós queremos que nosso dispositivo dure o máximo possível. No entanto, será que vale a pena pagar a mais por uma garantia estendida? Você sabe como funciona a garantia de fábrica de um ano?

Primeiro, é importante entender a diferença entre a garantia do fabricante, a garantia estendida e o seguro. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia legal, ou garantia do fabricante, é um direito do cliente que cobre defeitos de fábrica por um determinado período, desde que o dano não tenha sido causado por mau uso do aparelho.

A garantia contratual, por sua vez, cobre defeitos de fábrica durante pelo menos nove meses após o término da garantia legal, mas é necessário pagar um valor adicional. Já a garantia estendida, ou seguro, é um serviço adquirido que pode cobrir não apenas defeitos de fábrica, mas também furtos, roubos ou danos acidentais, como tela quebrada ou líquidos derramados no aparelho.

Em relação à garantia do fabricante, todo celular comprado online tem um prazo de até sete dias para desistência do produto, independentemente de apresentar algum defeito ou não. Caso o prazo ultrapasse esse período ou o celular tenha sido comprado em uma loja física, o consumidor ainda tem até 90 dias de garantia caso o aparelho apresente algum defeito de fábrica, como problemas no processador, ligação e desligamento automáticos, erros de armazenamento, falhas de software, entre outros, desde que não sejam causados por mau uso do smartphone.

No entanto, é importante ressaltar que se o consumidor levar o aparelho para uma assistência técnica não autorizada, ele estará invalidando sua garantia. Portanto, é sempre recomendável verificar com a marca ou loja qual a assistência técnica mais próxima que pode atender ao seu caso. Caso não haja uma assistência técnica disponível na cidade, o aparelho deverá ser enviado pelos correios, com os custos cobertos pelo fabricante, mediante contato com a empresa, apresentação da nota fiscal e relato do defeito.

A empresa tem um prazo de 30 dias para consertar o smartphone, efetuar a troca do produto, reembolsar a compra ou oferecer um desconto equivalente na compra de outro aparelho, dependendo do caso. Além disso, existe o chamado “vício oculto”, que se refere a defeitos de fábrica não identificáveis nos primeiros 90 dias. Nesse caso, o cliente tem mais 90 dias de garantia a partir da data de reconhecimento do problema, mesmo que já tenha passado o prazo inicial de três meses.

Em relação à garantia estendida, geralmente oferecida no momento da compra, é necessário pagar um valor adicional para adquiri-la. Ela entra em vigor a partir do momento da compra do produto. Poucas pessoas sabem, no entanto, que a garantia contratual e a garantia estendida complementam a garantia obrigatória de acordo com o CDC. Ou seja, independentemente da opção escolhida, a garantia só se torna válida após o término da garantia do fabricante. Por exemplo, se o cliente contratou uma garantia de nove meses, ele terá uma garantia total de um ano, somando as duas.

Em termos de cobertura, a garantia estendida oferece uma maior proteção ao consumidor, cobrindo danos diversos, o que proporciona uma maior segurança em caso de acidentes. No entanto, é importante estar atento às condições da garantia ao adquiri-la, verificando no contrato o que exatamente está coberto. Isso pode variar de acordo com a empresa contratada e suas políticas de cobertura.

Portanto, a decisão de contratar uma garantia estendida para o celular depende das necessidades e preferências de cada consumidor. É importante avaliar o custo-benefício, considerando o preço da garantia em relação ao valor do aparelho, a probabilidade de ocorrência de problemas e acidentes, além das condições de cobertura oferecidas pela empresa. Pesquisar diferentes opções de seguro para celular também pode ser uma boa forma de encontrar a melhor opção para você.

Fonte: Guia Região dos Lagos

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Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

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