Rede de pesca em Saquarema prende tartarugas; uma morre

Tartarugas são resgatadas de rede de pesca em Saquarema; uma morreu

Resgate emocionante: tartarugas são salvas de rede de pesca em

Agentes do Corpo Marítimo de Salvamento de resgataram uma tartaruga da espécie caretta-caretta, também conhecida como “cabeçuda”, na manhã desta quarta-feira (19), na altura da Praia de Barra Nova. O animal estava enroscado em uma rede de fundo de pesca.

O resgate foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais pelos guarda-vidas Jefferson Lopes e Eduardo Castro. Na publicação, eles destacaram que a ação foi bem-sucedida, diferentemente de um caso anterior em que não conseguiram salvar a tartaruga. O vídeo mostra a dedicação dos agentes em resgatar o animal e a preocupação com a preservação da vida marinha.

As redes de fundo de pesca são equipamentos utilizados para a captura de peixes e outros animais marinhos. Contudo, seu uso indiscriminado acaba aprisionando diversas espécies, incluindo tartarugas marinhas, que geralmente não conseguem escapar e acabam morrendo por asfixia. A tartaruga-cabeçuda, em especial, é particularmente vulnerável a esse tipo de captura devido ao seu comportamento de alimentação e reprodução.

Essa espécie de tartaruga costuma mergulhar até o fundo do mar em busca de alimento, o que a torna suscetível a ficar presa nas redes de pesca. Além disso, como precisam subir à superfície para respirar, ficam em risco de serem capturadas e se afogarem quando estão presas.

A tartaruga-cabeçuda é considerada vulnerável à extinção de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Por esse motivo, é de suma importância que haja medidas de proteção e conscientização para preservar essa espécie tão ameaçada.

O resgate dessa tartaruga é um exemplo de como a atuação dos agentes do Corpo Marítimo de Salvamento é fundamental para a preservação da vida marinha. Além de resgatar animais em situações de perigo, eles também atuam na conscientização da população sobre a importância de preservar os ecossistemas marinhos.

Infelizmente, casos como esse mostram a triste realidade da destruição causada pelo ser humano. Enquanto não houver um maior cuidado e respeito pelo meio ambiente, continuaremos presenciando situações de resgate e morte de animais marinhos.

É fundamental que sejam adotadas medidas para evitar a captura acidental de tartarugas marinhas e outros animais nas redes de pesca, como o uso de equipamentos mais seletivos e a criação de áreas protegidas. Além disso, é essencial conscientizar pescadores e a população em geral sobre a importância da preservação do meio ambiente marinho.

Esse resgate serve como um lembrete de que a preservação da fauna marinha depende de todos nós. Cabe a cada um fazer a sua parte para garantir que as tartarugas e outras espécies ameaçadas possam ter uma chance de sobrevivência e prosperidade nos oceanos.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]