Cabo Frio: PT de Cabo Frio decide apoiar pré-candidatura de Rafael Peçanha pelo Rede Sustentabilidade
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cabo Frio anunciou que irá apoiar o pré-candidato a prefeito Rafael Peçanha, pelo partido Rede Sustentabilidade. A decisão foi tomada após uma reunião realizada na noite de segunda-feira (1º).
Rafael Peçanha, que era filiado ao PT, desfiliou-se na semana passada, quando desistiu de manter sua pré-candidatura pela sigla. Isso ocorreu principalmente após a atual prefeita e pré-candidata à reeleição, Magdala Furtado (PV), ter recebido apoio do ex-presidente Lula (PT) e se filiado ao Partido Verde.
Mesmo com a possibilidade de ter sua executiva dissolvida, já que o apoio a Rafael Peçanha iria contra a aliança entre PT-PV-PCdoB, o diretório municipal do PT de Cabo Frio argumenta que “o diretório é soberano e o próprio estatuto da federação permite fazer coligação com o campo progressista”, independentemente da determinação da executiva nacional.
Impasse na decisão
Por sua vez, o grupo de Magdala, composto pelo PV, PC do B, PSB, PRTB e Avante, acredita que essa decisão do PT é apenas “chororô de perdedor” e aposta em uma intervenção no partido para que a prefeita seja mantida como pré-candidata, já que ela é considerada a favorita por Lula. No entanto, esse impasse poderá ameaçar a nominata do PT, ou seja, a lista de candidatos que concorrerão às eleições municipais.
É importante ressaltar que até o momento não houve uma decisão final sobre a candidatura de Magdala Furtado pela federação PT-PV-PCdoB. Portanto, o presidente do PT de Cabo Frio, Ricardo Cardoso, afirma que ainda não há uma posição oficial sobre a participação de Magdala como candidata.
Apoio ao pré-candidato Rafael Peçanha
O apoio do PT de Cabo Frio a Rafael Peçanha pelo partido Rede Sustentabilidade é uma tentativa de fortalecer a candidatura do pré-candidato e aumentar suas chances de vitória nas eleições municipais. A união entre o PT e a Rede Sustentabilidade busca criar um campo progressista na política de Cabo Frio, focado no desenvolvimento sustentável e nas demandas sociais.
Para o diretório municipal do PT, a decisão de apoiar Rafael Peçanha está de acordo com o estatuto do partido e com a possibilidade de fazer alianças com outros partidos de ideologia progressista. Segundo eles, a coligação com o Rede Sustentabilidade fortalecerá o campo progressista e permitirá a implementação de políticas públicas que beneficiem a população de Cabo Frio.
Além disso, o PT de Cabo Frio destaca que a decisão do diretório é soberana e independente da determinação da executiva nacional. O presidente Ricardo Cardoso reiterou que o apoio a Rafael Peçanha é uma forma de fortalecer o partido na cidade e ampliar sua representatividade política.
Próximos passos
O ato de filiação de Rafael Peçanha ao partido Rede Sustentabilidade está marcado para a próxima sexta-feira (5). A partir desse momento, o pré-candidato estará oficialmente ligado ao partido e poderá contar com o apoio do PT de Cabo Frio em sua campanha eleitoral.
Essa decisão do diretório municipal do PT de Cabo Frio promete tornar o cenário político eleitoral na cidade mais acirrado e imprevisível. A disputa entre Magdala Furtado e Rafael Peçanha promete ser acirrada, com ambos os pré-candidatos buscando fortalecer suas bases políticas e conquistar o apoio da população.
Resta aguardar as próximas movimentações dos partidos e dos pré-candidatos para saber como será a configurada a disputa eleitoral em Cabo Frio e quem sairá vitorioso. A participação do PT e o apoio a Rafael Peçanha certamente vão impactar o cenário político local.
Fonte da notícia: Plantão Guia Região dos Lagos