PT anuncia apoio à candidatura de vice de Jerônimo para Salvador
Nas eleições municipais de 2024, o PT irá apoiar a pré-candidatura de Geraldo Júnior (MDB) à prefeitura de Salvador. A decisão foi anunciada pelo partido nesta quinta-feira, 21 de dezembro.
O PT anunciou que irá apoiar a pré-candidatura de Geraldo Júnior, do MDB, à prefeitura de Salvador nas eleições municipais de 2024. Atualmente, Júnior é o vice de Jerônimo Rodrigues, do PT, no governo da Bahia.
A decisão de não lançar um candidato próprio foi tomada pelo PT após uma reunião do conselho político formado pelos líderes dos oito partidos que compõem a base do governador.
Jerônimo Rodrigues manifestou seu apoio a Geraldo Júnior, afirmando: “Salvador, este lugar de povo trabalhador, merece o melhor. Os soteropolitanos precisam de um projeto que cuide de gente, que entenda que a cidade é para todos, turistas e moradores. E meu amigo e companheiro de trabalho Geraldo Júnior é o representante ideal desse projeto”.
Anteriormente, o partido havia lançado os deputados estaduais Robinson Almeida e Olívia Santana como pré-candidatos, porém ambos desistiram da disputa em nome da base governista.
Com essa decisão, espera-se uma disputa polarizada entre Geraldo Júnior e o atual prefeito Bruno Reis (União Brasil), que busca a reeleição.
Perfil de Geraldo Júnior
Geraldo Júnior, de 54 anos, é advogado e radialista. Ele foi vereador em Salvador por quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal.
Ele já foi aliado de Bruno Reis, seu provável principal rival em 2024, assim como de ACM Neto, ex-prefeito da capital baiana.
Em 2022, Geraldo Júnior rompeu com Bruno Reis para compor a chapa com Jerônimo Rodrigues.
Sua adesão ao grupo governista foi articulada pelo senador Jaques Wagner, do PT, em parceria com os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, ex-deputados que controlam o MDB na Bahia.
Os irmãos Vieira Lima haviam sido condenados pela Segunda Turma do STF em 2019 por lavagem de dinheiro no caso do “bunker” de R$ 51 milhões em Salvador, porém as condenações foram anuladas em 2021.
Derrotas políticas
Com a escolha de Geraldo Júnior como candidato do PT, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sai derrotado. O ministro havia manifestado preferência pela pré-candidatura de José Trindade (PSB), presidente da estatal Conder.
José Trindade já havia desistido da disputa em setembro, quando os petistas apoiavam a pré-candidatura de Robinson Almeida.
Com o anúncio de apoio a Geraldo Júnior, o PT busca fortalecer sua base governista e garantir uma candidatura competitiva para a prefeitura de Salvador em 2024.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos
Crédito da imagem: Reprodução / Redes sociais