Prolagos apresenta funcionamento do sistema de esgotamento sanitário na Câmara de Vereadores – Notícia de Arraial do Cabo

O presidente da Prolagos, Pedro Freitas, foi até a Câmara de Vereadores de , nesta terça-feira (13), para esclarecer as dúvidas do legislativo municipal e da população sobre o funcionamento do atual sistema de esgotamento sanitário, Coleta em Tempo Seco, onde o esgoto é coletado pelas concessionárias em bueiros, e enviado para a estação de tratamento de esgoto em Praia Grande. Durante o encontro, também foi discutido o apoio da empresa aos municípios na implantação de soluções nas redes municipais de drenagem para evitar enchentes no período das monções e avaliar pontos de melhoria do sistema.

As operações iniciaram-se na segunda-feira com a participação das equipas técnicas e equipamentos da concessionária, que estão a ser utilizados para apoiar as operações de emergência na rede pluvial. Durante reunião com a Secretaria de Serviços Públicos na última quinta-feira (8), a Prolagos disponibilizou um caminhão para ajudar na limpeza da rede de drenagem afetada pelo acúmulo de areia e entulhos para que o município reduza o transbordamento das águas pluviais. Sistema de drenagem para melhorar a limpeza do corredor. A concessionária também está avaliando a estrutura da rede para identificar gargalos que possam impedir o escoamento das águas pluviais. Pontos de preocupação para a cidade são: Centro, Praia Grande e Prainha, que tendem a ter mais pontos de alagamento durante a estação chuvosa. A empresa também ajudou a analisar a qualidade da água das praias do Forno e da Prainha desde as últimas chuvas.

Após a época alta, a concessionária vai também apoiar a Prefeitura na limpeza do Canal da Liberdade e na limpeza do parque público Hermes Barcellos. “Tínhamos um diálogo aberto com a administração, e essa reunião na câmara ajudou mais o município. Naturalmente, havia dúvidas sobre o papel de todos no sistema de cobrança do tempo seco. Com o Diferentemente de outros municípios, assumimos apenas o doméstico esgoto de em 2016. Até agora, avançamos muito, principalmente na restauração do sistema, e podemos ajudar a tomar decisões que vão refletir na melhoria do funcionamento da rede de drenagem pluvial”, aponta Pedro Freitas.

Quando assumiu a operação de esgoto de Arraial, a estação de tratamento e a estação elevatória estavam em estado precário de conservação e foram feitas melhorias estruturais e operacionais para receber o esgoto coletado. As estações elevatórias foram revitalizadas e as redes de captação restauradas e ampliadas. Novas bombas de reserva foram instaladas em todas as unidades, além de novos barris, conjunto hidráulico de tubulações, conexões e válvulas para o escoamento do esgoto. Esses investimentos proporcionam maior eficiência operacional e segurança.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]