Programa da Receita Federal permite pagamento de débitos

Receita Federal lança programa para quitação de dívidas

Receita Federal lança novo programa para quitação de dívidas fiscais

A partir desta sexta-feira, dia 5, os contribuintes terão uma nova oportunidade para regularizar suas pendências com a Receita Federal. O órgão lançou um programa de autorregularização incentivada que oferece desconto de 100% nas multas e juros das dívidas.

Como funciona o programa de autorregularização incentivada?

Para aderir ao programa, o contribuinte precisa fazer um pedido pelo portal do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal. Através deste sistema, é necessário admitir a dívida e realizar o pagamento do valor principal devido. Em troca, a Receita Federal concede o perdão total dos juros, das multas de mora e de ofício e não realiza autuações fiscais.

O programa foi estabelecido pela Lei 14.740, que entrou em vigor em novembro de 2023.

Prazo e condições de pagamento

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem aderir ao programa, que possui prazo final de inscrição até o dia 1º de abril deste ano. A dívida consolidada pode ser quitada sem a incidência de multas e juros.

Para isso, o contribuinte deve pagar 50% do valor total como entrada e o restante pode ser parcelado em até 48 meses. É importante ressaltar que aqueles que não aproveitarem essa oportunidade terão que arcar com uma multa de mora de 20% do valor da dívida.

Limitações do programa

No entanto, é importante destacar que o programa de autorregularização incentivada cobre apenas débitos com a Receita Federal. Dessa forma, não se aplica à dívida ativa da União, quando a cobrança do débito é realizada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional na justiça.

Além disso, dívidas oriundas do Simples Nacional, o regime especial para micro e pequenas empresas, também estão excluídas do programa.

Exclusão do programa

A Receita Federal estabeleceu critérios para a exclusão do programa. Serão excluídos aqueles que deixarem de pagar três parcelas consecutivas ou seis parcelas alternadas. Caso o devedor deixe de pagar uma única parcela, mesmo tendo pago todas as demais, ele também será removido da autorregularização.

Oportunidade única para regularizar suas pendências

Em suma, o programa de autorregularização incentivada da Receita Federal oferece uma oportunidade única para os contribuintes regularizarem suas dívidas com o órgão. Com desconto de 100% nas multas e juros, é uma chance de quitar as dívidas de forma vantajosa.

É importante destacar que o prazo de inscrição é limitado e as condições de pagamento facilitadas. Aqueles que não aproveitarem essa oportunidade terão que arcar com multas e juros mais altos.

Portanto, os contribuintes que possuem débitos com a Receita Federal devem se atentar a essa nova chance de regularização e aproveitar os benefícios oferecidos pelo programa de autorregularização incentivada. É uma oportunidade de colocar a situação fiscal em dia e evitar problemas futuros com o órgão fiscalizador.

Imagem: [Insira uma descrição que melhore o SEO da página]
Créditos da imagem: [Insira os créditos da imagem, caso haja]

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]