Saquarema: Prefeitura de Saquarema implementa novo endereço para o Programa de Tabagismo
A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Saúde, está inaugurando um novo local para o Programa Municipal de Controle e Tratamento de Tabagismo, com o objetivo de facilitar o acesso e centralizar o atendimento e tratamentos oferecidos. O novo endereço fica localizado na Rua Professor Souza, número 111, em Bacaxá.
A unidade estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, atendendo aos moradores de Saquarema e região. O Programa de Tabagismo tem como objetivo fornecer informações sobre os riscos do tabagismo ativo e passivo, bem como oferecer tratamento para aqueles que desejam abandonar o hábito de fumar.
A equipe que compõe o programa é formada por uma médica clínica geral, duas enfermeiras, uma psicóloga, uma nutricionista, uma educadora física, uma fisioterapeuta e uma farmacêutica. Todos esses profissionais são atualizados e capacitados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e pelo Ministério da Saúde.
O tratamento oferecido pelo programa é dividido em triagem, avaliação clínica e terapia cognitivo-comportamental em grupo e/ou individual, além de acompanhamento para manutenção da abstinência. Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, é recomendado que o tratamento tenha a duração de 12 meses, uma vez que recaídas podem ocorrer entre o sexto e o oitavo mês. A abordagem não farmacológica, que fornece informações sobre os riscos do tabagismo e os benefícios de parar de fumar, e a abordagem farmacológica, que inclui a Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), quando aplicadas em conjunto, oferecem os melhores resultados. A taxa de sucesso do tratamento, que busca a abstinência da nicotina, é de aproximadamente 80%.
É importante ressaltar os danos causados pelo tabagismo, seja por meio do consumo direto ou da exposição passiva. O tabaco, em suas diversas formas, é responsável pela maioria dos casos de câncer de pulmão, contribui para acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos, além de aumentar a vulnerabilidade dos fumantes à infecção pelo coronavírus. Além disso, o ato de fumar proporciona contato constante dos dedos e cigarros com os lábios, aumentando a possibilidade de transmissão do vírus para a boca. Considerando possíveis danos à capacidade pulmonar, os fumantes têm maior probabilidade de desenvolver sintomas graves da doença. Ao parar de fumar em qualquer momento, os fumantes poderão usufruir de uma qualidade de vida significativamente melhor.
Anualmente, o Programa Municipal de Tabagismo realiza cerca de 750 atendimentos. No entanto, a unidade tem capacidade para atender um número muito maior, pois pode realizar até 60 atendimentos por semana. Todo o tratamento oferecido é totalmente gratuito, e a unidade também disponibiliza medicação para tratar a dependência química causada pelo consumo de nicotina.
A Prefeitura de Saquarema está empenhada em combater o tabagismo e oferecer suporte para aqueles que desejam abandonar o vício. A centralização do Programa de Tabagismo em um único local facilita o acesso e aumenta a eficiência do atendimento. Se você é fumante e deseja parar de fumar, não deixe de buscar ajuda. Livre-se desse hábito prejudicial e aproveite os benefícios de uma vida livre do tabaco.
*Imagem ilustrativa. Créditos: Divulgação/Prefeitura de Saquarema*