Procon faz orientações para compras seguras nesta Black Friday – Notícia de Rio das Ostras

Cadastre-se aqui

Prezando compras seguras nesta Black Friday, agentes do Procon distribuirão panfletos para reduzir o risco de golpes do consumidor.

No dia 25, Black Friday, dia conhecido pelos descontos para atraia clientes e aumentar as vendas, o Procon de , em parceria com a 52ª Vara da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vai orientar os consumidores a fazer compras com segurança na Praça José Pereira Câmara.

Durante o evento, que vai das 9h às 16h, agentes estarão distribuindo panfletos para diminuir o risco de o consumidor cair nos golpes que aumentam nessa época do ano.

“Uma das orientações importantes para este Black Friday é que o consumidor compre em sites confiáveis, em que já tenha comprado alguma vez com sucesso ou que alguém de confiança indicou. Evite promoções muito vantajosas. E nas lojas físicas, exija o cumprimento da oferta conforme anunciado. Se puder, tire fotos dos preços para ter provas do que foi anunciado pela loja”, esclareceu o coordenador executivo do Procon de Rio das Ostras, Rafael Macabu.

O Procon de Rio das Ostras destaca algumas dicas para ajudar o consumidor a não cair em golpes. Veja abaixo as dicas:

  • Desconfie de preços abaixo da média, pois podem ser indícios de golpe;
  • Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail e SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente se vierem de lojas desconhecidas;
  • Ao efetuar as compras, dê preferência ao cartão de crédito. Cuidado com sites que somente aceitam receber por boleto ou transferência bancária, pois, se houver algum problema com a compra, será mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco;
  • Nunca informe dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicitar essas informações;
  • Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico ou o endereço eletrônico em que a loja possa ser encontrada. A página também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC);
  • Prefira comprar de lojas conhecidas ou indicadas por amigos e familiares. Pesquise a reputação em sites que avaliam lojas virtuais. Os comentários de consumidores nas redes sociais podem servir de suporte nesse caso.
cadastre-se aqui
Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]