Prefeitura de Maricá promove nova edição do projeto ‘Baldinho Solidário’

Maricá: Prefeitura realiza mais uma edição do projeto ‘Baldinho do Bem’

Maricá: Prefeitura promove projeto ‘Baldinho do Bem’ para incentivar a compostagem de resíduos orgânicos

Na última sexta-feira (23/02), a Prefeitura de , através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, realizou mais uma edição do projeto ‘Baldinho do Bem’. A iniciativa consiste na entrega de resíduos de alimentos crus por parte de voluntários cadastrados, que, em troca, recebem alimentos como alface crespa, batata doce, berinjela e brócolis. Além disso, novos voluntários puderam fazer suas inscrições e retirar os recipientes na praça agroecológica. Ao todo, serão disponibilizados cinco mil baldinhos para os participantes.

O projeto de compostagem, que teve início experimental em 2023, tem como objetivo transformar os resíduos orgânicos em adubo para a produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis de . Esses jardins estão localizados nas praças de Araçatiba e Guaratiba, e também nas hortas do Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Flamengo, além da Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado. Nestes locais, são produzidos alimentos livres de agrotóxicos, que podem ser colhidos gratuitamente por moradores e turistas.

A secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Príncipe, ressaltou a importância do projeto e convidou novos moradores a se voluntariarem. Segundo ela, “os resíduos que seriam descartados de forma irregular serão transformados em composto para adubar os novos alimentos que serão produzidos. Assim, ajudamos a população que comprou a ideia e faz com que nosso projeto seja um sucesso. Estamos inclusive recebendo novas inscrições. Convidamos os moradores da região para fazer parte desse projeto.”

Ao receber os inscritos do projeto, a assessora de projetos sustentáveis, Mayara Guimarães, explicou a importância do aproveitamento das cascas de legumes e frutas para a transformação sustentável desses alimentos. “Aqui as pessoas se voluntariam para trazer os resíduos orgânicos, que pesamos e distribuímos certificados. Em troca, elas recebem itens agroecológicos que foram produzidos aqui. Todo esse processo é circular, ou seja, recebemos o resíduo orgânico, fazemos a compostagem e geramos adubo para a produção de novos alimentos. A pessoa também leva para casa o alimento já produzido. Estamos conseguindo sensibilizar as pessoas sobre a importância de lidar com o resíduo de forma sustentável”, explicou Mayara.

O projeto ‘Baldinho do Bem’ tem incentivado cada vez mais o voluntariado na cidade de Maricá. Cleverson Cabral, morador do bairro de Araçatiba e um dos voluntários presentes, destacou a importância do descarte sustentável do lixo orgânico de casa. Ele acredita que o projeto é uma forma de revitalização e sustentabilidade, além de permitir o consumo de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos. Cleverson sempre traz sua mãe e seu filho para participarem, a fim de cultivar o hábito da agricultura circular.

Mara Toledo, de 59 anos, que mora em Jaconé, contou como incentivou parentes e vizinhos a participarem do projeto. Antes, eles não tinham onde descartar os resíduos orgânicos, e acabavam jogando tudo no lixo. Agora, com o ‘Baldinho do Bem’, além de trocarem os resíduos por alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos, eles conseguiram manter uma hortinha caseira e se tornaram exemplo para seus vizinhos e familiares.

Aqueles que desejam participar do projeto devem preencher um formulário de inscrição. A secretaria orienta os voluntários a levarem os resíduos em caixas de leite ou potes de sorvete limpos para serem transformados em adubo para a produção de alimentos orgânicos. Os baldinhos serão utilizados em regime de comodato, ou seja, serão de uso exclusivo para participação no projeto. Caso desistam, os voluntários precisam devolver os recipientes.

O projeto ‘Baldinho do Bem’ tem se mostrado uma iniciativa de sucesso em Maricá, incentivando a compostagem de resíduos orgânicos e promovendo a produção sustentável de alimentos. Além disso, o projeto engaja a comunidade e fortalece o vínculo entre os moradores, que passam a compartilhar ideias e práticas sustentáveis. A população tem a oportunidade de colaborar com o meio ambiente e ao mesmo tempo desfrutar de alimentos saudáveis, frescos e livres de agrotóxicos.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]