Búzios: Prefeito discute fechamento de ruas com comerciantes e moradores do Centro
O Prefeito Alexandre Martins promoveu uma reunião para ouvir a opinião dos comerciantes e moradores do Centro de Búzios sobre o fechamento das ruas após obras de revitalização urbana e acessibilidade. Durante a reunião, foi destacado que a decisão final seria dos próprios comerciantes e moradores.
O Prefeito Alexandre Martins promoveu uma reunião nesta quarta-feira (08) com os comerciantes e moradores do Centro da cidade de Búzios, com o objetivo de ouvir suas opiniões sobre o fechamento das ruas após as obras de revitalização urbana e acessibilidade. Durante a reunião, o Prefeito ouviu atentamente os prós e contras do fechamento das vias e ressaltou que a decisão final seria dos comerciantes e moradores.
Os participantes da reunião concordaram que as obras de revitalização urbana e acessibilidade trouxeram um novo charme para o local, porém expressaram sua insatisfação com o fechamento de todas as vias e a questão da segurança.
Durante as obras, mais de 200 residências foram beneficiadas com a ligação da rede separativa de esgoto, e toda a tubulação da rede pluvial foi substituída. As ligações clandestinas foram conectadas à rede separativa de esgoto da Prolagos e direcionadas para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), eliminando milhares de litros de esgoto/dia das praias de Armação e do Canto, além de acabar com os alagamentos. Em breve, a Turibio também receberá uma nova tubulação nas redes pluviais.
O prefeito ressaltou que a ideia é acompanhar o Plano Diretor com relação ao estacionamento na Usina e dentro do Centro, tanto para os moradores quanto para o comércio. “Quem conhece o bairro são aqueles que moram ou trabalham no local, por isso quero ouvir de vocês o que desejam em relação ao movimento. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance. Se for preciso reabrir, nós reabriremos. Primeiro faremos a demarcação dos estacionamentos e horários para carga e descarga, e depois vamos reabrir as ruas”, afirmou o prefeito.
Ficou acordado durante a reunião que, após a colocação dos balizadores de proteção, as ruas serão reabertas por um mês como teste. Posteriormente, será realizada uma nova reunião com os moradores e comerciantes para chegar a uma decisão final.
A comerciante e ex-moradora do centro, Raquel Baylongue, destacou a importância da reunião: “Conseguimos solucionar o problema. Com essa decisão de reabrir as ruas, o local vai melhorar muito mais. Também foi dada importância à questão da segurança e a tudo o que precisa ser feito. Acredito que a partir de agora podemos ter alívio. Valeu a pena”, afirmou.
Com relação à segurança, o prefeito Alexandre Martins se comprometeu em agendar uma reunião com representantes do 25º BPM e da 127ª Delegacia de Polícia, juntamente com os moradores e comerciantes do centro, para alinhar ações no local.
Fonte: Guia Região dos Lagos