Pré-candidato a prefeito de Cabo Frio deixa o PT

Pré-candidato Rafael Peçanha, agora sem partido

Cabo Frio: Pré-candidato a prefeito de Cabo Frio se desfilia do PT

O professor Rafael Peçanha, pré-candidato a prefeito de , anunciou sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta quinta-feira (28). A decisão foi comunicada à executiva do partido e confirmada por militantes da cidade. Peçanha vinha batalhando para garantir sua pré-candidatura pela sigla, mas enfrentava dificuldades após a atual prefeita – e pré-candidata à reeleição – Magdala Furtado (PV) receber o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e se filiar ao Partido Verde.

Uma das barreiras enfrentadas por Peçanha era o fato de o PV possuir uma federação com o PT, o que resultava na vantagem de Magdala recebendo o apoio de Lula. Com isso, o caminho de Peçanha ficava cada vez mais estreito. Sem alternativas, o pré-candidato decidiu deixar o PT e deve buscar abrigo político no partido REDE.

O Dia tentou entrar em contato com Rafael Peçanha, mas até o momento não obteve retorno.

Federação Brasil da Esperança

Em uma reunião realizada na quarta-feira (27), a Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PC do B) elegeu sua executiva municipal provisória em . O resultado não foi favorável para a prefeita Magdala, pois Ricardo Cardoso, presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, foi eleito como presidente da federação. Ricardo e todo o diretório municipal do PT cabo-friense apoiam a pré-candidatura de Rafael Peçanha e fazem oposição a Magdala. Além disso, a formação de uma nominata de candidatos a vereador está sendo prejudicada, já que o PT pretende ocupar a maioria das vagas na Federação, não dando espaço para candidatos ligados à Magdala. A situação do grupo político da prefeita está desesperada, com os prazos se esgotando em 6 dias. Muitos integrantes do grupo estão em um grande estado de ansiedade, recorrendo até ao medicamento Rivotril para dormir.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

A desfiliação de Rafael Peçanha do PT

Rafael Peçanha, professor e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, entregou sua carta de desfiliação à executiva do Partido dos Trabalhadores (PT), marcando o fim de sua relação com o partido. Peçanha vinha lutando firmemente para garantir sua pré-candidatura pela sigla, mas a entrada de Magdala Furtado (PV) no Partido Verde e o apoio de Lula a sua reeleição complicaram a situação de Peçanha.

Magdala Furtado, atual prefeita de Cabo Frio, conquistou o apoio do ex-presidente Lula quando esteve em Brasília em fevereiro. Com isso, a candidatura de Peçanha se viu enfraquecida, já que o PV possui uma federação com o PT, o que dificultou a sua pré-candidatura.

Ao ser confrontado com a falta de alternativas, Rafael Peçanha tomou a decisão de deixar o PT e buscar outro partido para seguir com seu projeto de candidatura. A expectativa é que ele se filie ao REDE.

Repercussão na política local

Ao mesmo tempo em que Peçanha anunciava sua desfiliação, a Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PC do B) realizava uma reunião em Cabo Frio para eleger sua executiva municipal provisória. Para a surpresa da prefeita Magdala, Ricardo Cardoso, presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, foi eleito presidente da federação.

Toda a direção municipal do PT em Cabo Frio apoia a pré-candidatura de Rafael Peçanha e faz oposição a Magdala Furtado. Essa situação politicamente desfavorável está prejudicando a formação de uma nominata de candidatos a vereador, já que o PT pretende ocupar a maioria das vagas na Federação e não dar espaço para candidatos ligados à Magdala.

Com os prazos para as candidaturas se esgotando em breve, o grupo político da prefeita está em estado de desespero. A pressão para formar uma chapa competitiva está deixando muitas pessoas ansiosas, resultando até no uso de medicamentos como Rivotril para conseguir dormir.

FONTE: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]