Praia de Arraial do Cabo pode conquistar Bandeira Azul para temporada 2024/2025 – Notícia de Arraial do Cabo

Jornal de Sábado

está prestes a receber a certificação da Bandeira Azul para a temporada 2024/2025. O Júri Nacional do programa aprovou as candidaturas das Praias de Tucuns, em Armação dos Búzios, e do Caiçara, no distrito de Figueira, em , esta última banhada pela Lagoa de Araruama.

Além disso, outras cinco praias da região estão pleiteando a renovação do selo, entre elas as praias lagunares Ubás, em Iguaba Grande, e Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia.

A Bandeira Azul é uma certificação reconhecida mundialmente que promove a qualidade ambiental e a sustentabilidade nas regiões costeiras. Para obtê-la, as praias devem atender a 38 critérios, incluindo qualidade da água, gestão ambiental e patrimonial, segurança, serviços e educação e informação ambiental.

Paloma Arias, consultora local do programa, destaca que a ampliação do número de praias certificadas representa um impulso na atividade turística regional. Segundo ela, isso significa um aumento da conscientização ambiental e preservação dos ecossistemas, além de incluir a região no Turismo Sustentável.

Para obter a certificação da Bandeira Azul, um dos principais critérios é a qualidade da água nas praias. Por isso, são feitas coletas e análises semanalmente, com o apoio da Prolagos. O Laboratório de Controle de Qualidade da concessionária capacita os funcionários das prefeituras para garantir que não haja interferências nas análises, e envia as amostras para um laboratório credenciado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A possibilidade de mais uma praia lagunar receber a Bandeira Azul é um reflexo da recuperação da Lagoa de Araruama, como destaca o biólogo Eduardo Pimenta, coordenador do projeto Imersão, da Universidade Veiga de Almeida, que monitora as águas da laguna. Ele ressalta que isso é uma evidência da melhoria da saúde ambiental da Lagoa, que está mais balneável, com aumento da produção pesqueira, volta dos esportes náuticos, entre outros aspectos positivos.

A recuperação da Lagoa de Araruama foi possibilitada pelos investimentos da Prolagos em saneamento básico na região, que já ultrapassam R$ 1,4 bilhão nas últimas décadas e meia. Além disso, com a aprovação do plano de investimentos pela Agenersa, serão realizadas novas obras para reforçar a proteção ao ecossistema lagunar.

Entre as obras previstas estão a modernização das Estações de Tratamento de Esgoto, tornando-as de nível terciário, e a implantação de novos trechos do cinturão coletor de esgoto no entorno da laguna. Essas medidas visam preservar a Lagoa de Araruama e garantir sua qualidade ambiental.

A possibilidade de mais praias da região receberem a certificação da Bandeira Azul é um marco importante para o turismo sustentável na Região dos Lagos. Além de promover a qualidade ambiental das praias, a certificação também contribui para conscientizar a população sobre a importância da preservação dos ecossistemas costeiros. Com isso, a atividade turística pode se desenvolver de forma sustentável, garantindo benefícios econômicos para os municípios da Costa do Sol.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]