Pintura chega a comunidades em Recife através de programa

pintura Recife

Programa leva pintura para comunidades em Recife

Um colorido especial tomou conta da comunidade UR-01, localizada no bairro do Ibura em Recife, Pernambuco. Isso porque um mutirão da prefeitura iniciou a pintura de 60 casas na comunidade, marcando o começo das ações de urbanismo social que serão realizadas nos próximos meses.

Realizado pelo poder público e os moradores, com apoio da Tintas Coral, o mutirão faz parte do “Programa Mais Vida” da Prefeitura do Recife. A pintura foi realizada em ruas e travessas e também contou com uma ação de plantio para marcar o florescimento de outros serviços que estão por vir.

“O mutirão é mais um momento ‘olho no olho’ que nos permite conhecer de perto as histórias dessas famílias. Nesta ação, estamos todos juntos: moradores, voluntários e servidores públicos, trabalhando lado a lado. É uma oportunidade de colocar a ‘mão na massa‘ de forma colaborativa, contribuindo para a construção de uma cidade mais dinâmica, inclusiva e resiliente”, explica Flaviana Gomes, Secretária Executiva de Inovação Urbana.

Já a moradora Adriana da Silva, que enfrenta dificuldades de locomoção, contou com a colaboração dos voluntários para pintar os muros de sua casa. “A união faz a força e dá força àqueles que não têm. Se todos compartilhassem desse pensamento, o mundo seria diferente. Hoje, observei todos correndo para pegar tinta e pintar os muros. Fiquei maravilhada com essa movimentação. Meu muro ficou lindo! Uma das voluntárias até disse que minha casa parecia da Barbie, e eu concordei, pois essa cor traz alegria”, ressalta.

Além de levar a pintura para comunidades no Recife, a iniciativa integra uma série de ações mais amplas. O programa Mais Vida, criado em 2016, é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para as crianças, nas 545 comunidades de interesse social do Recife.

Até janeiro de 2024, o programa já havia atendido 60 comunidades de interesse social do Recife, beneficiando diretamente mais de 54 mil habitantes.

No caso da comunidade UR-01, serão conduzidas escutas e oficinas de cocriação para obter mais informações sobre as necessidades e prioridades dos moradores, permitindo que os mais afetados façam parte dos processos de decisões.

Com informações da Prefeitura de Recife

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]