ONU combate desinformação sobre mudanças climáticas no TikTok
Em comemoração ao Dia Internacional da Terra, celebrado em 22 de abril, a Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Purpose, lançou o projeto Agentes do Verificado. O objetivo é combater informações falsas e a desinformação sobre mudanças climáticas nas redes sociais, especialmente no TikTok.
No Brasil, a média diária de uso de redes sociais é equivalente a meia jornada de trabalho, e 58% dos usuários que acessam a internet buscam informações. Diante disso, torna-se cada vez mais importante distinguir notícias verdadeiras das falsas sobre mudanças climáticas. Navegar por um ambiente online cheio de desinformação não apenas causa desorientação, mas também distrai das questões urgentes relacionadas ao tema.
O TikTok, uma das principais plataformas de mídia social da atualidade, firmou parceria com a ONU e se comprometeu a combater a desinformação sobre mudanças climáticas em sua rede. Helena Lersch, Vice-presidente de Políticas Públicas para Mercados Emergentes e Líder Global de Responsabilidade Social Corporativa do TikTok, afirma: “Estamos sempre buscando formas de fortalecer nossa comunidade com informações confiáveis sobre temas relevantes, incluindo o letramento climático. Temos orgulho de estabelecer uma parceria com uma equipe de especialistas para continuar informando e inspirando nossa comunidade global, que se conecta no objetivo comum de aumentar a sensibilização a respeito de temas importantes relacionados ao clima, e também de encontrar soluções sustentáveis”.
O projeto Agentes do Verificado conta com uma rede diversa de cientistas, profissionais, ativistas, membros de comunidades tradicionais e pessoas ligadas às questões climáticas do Brasil, Emirados Árabes Unidos e Espanha. Esses agentes foram capacitados para criar conteúdos originais com o objetivo de sensibilizar e educar o público. Além disso, influenciadores com maior alcance de engajamento nas redes sociais foram recrutados para atuarem como amplificadores desses conteúdos, alcançando um público menos familiarizado com o tema das mudanças climáticas e, assim, ganhando maior visibilidade.
A iniciativa busca enfrentar os desafios da comunicação sobre mudanças climáticas e combater a desinformação. Ao combater informações falsas nas redes sociais, é possível desbancar mentiras nocivas que confundem e retardam o progresso da ação climática. Renata Padilha, pesquisadora e Agente do Verificado no Brasil, relata que aprendeu como construir conteúdo e já percebe o aumento dos debates e do interesse do público nos comentários dos vídeos. Com plataformas de conteúdo como o TikTok, é possível levar a agenda ambiental para a vida cotidiana de milhares de pessoas de diferentes idades, realidades e formações.
Até março de 2024, os primeiros conteúdos da campanha lançados após a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2023 (COP28) registraram mais de 10,5 milhões de visualizações e 67 mil engajamentos. Esses números demonstram o sucesso da iniciativa e sua capacidade de alcançar e educar o público sobre as questões climáticas.
A desinformação sobre mudanças climáticas é um problema global e urgente. A ONU reconhece isso e está trabalhando em parceria com empresas e influenciadores para combater essa desinformação. A ação no TikTok é apenas uma das muitas iniciativas que visam enfrentar a desinformação e conscientizar a população sobre a importância da ação climática. A conscientização e a disseminação de informações precisas são fundamentais para impulsionar mudanças significativas em relação às mudanças climáticas e garantir um futuro sustentável para o planeta.