O que é eSIM? Entenda como funciona a tecnologia de chip virtual para celulares e dispositivos

O que é eSIM? Saiba como funciona a tecnologia de chip virtual para celulares e acessórios • Celular • Tecnoblog

“`html

Entenda o Funcionamento do eSIM e Suas Características

O eSIM, ou SIM embutido, representa uma inovação no que diz respeito aos cartões SIM tradicionais. Trata-se de uma versão digital que permite que os usuários acessem os serviços de operadoras de maneira mais eficiente. Para começar a usar um eSIM, é necessário solicitar a sua ativação junto à operadora selecionada, habilitar o recurso nas configurações do aparelho, escanear um código QR fornecido pela prestadora e, por fim, confirmar a ativação. Essa tecnologia já penetra no cotidiano dos usuários, mas é fundamental que o smartphone seja compatível com o eSIM; apenas oferecer o serviço não é suficiente se o dispositivo não suportar essa tecnologia.

Logo, é válido explorar a funcionalidade do eSIM e compreender as vantagens e desvantagens que ele apresenta para quem o utiliza. Aqui, você encontrará informações detalhadas sobre como esse tipo de chip virtual opera e quais são seus principais atributos.

O que é um eSIM?

a expressão eSIM é uma abreviação para embedded SIM, que podemos traduzir como “módulo de identidade do assinante embutido”. Diferente dos cartões SIM físicos que podem ser retirados e trocados com facilidade, o eSIM é integrado diretamente ao hardware do dispositivo móvel. No entanto, apesar da diferença em sua forma de apresentação, ambos os tipos de chip operam de maneira similar, utilizando a arquitetura padrão eUICC, proposta pela GSM Association (GSMA).

eSIM embutido em dispositivos
O eSIM está integrado aos componentes internos do celular ou smartwatch (Imagem: Infineon)

A finalidade do eSIM é atender à necessidade de um cartão SIM virtual, dispensando a necessidade de substituição física do chip quando se opta por adicionar ou remover operadoras. Além disso, o eSIM permite a inclusão de diversos números de telefone (perfis). Uma vez que é programável, a configuração pode ser realizada remotamente pela operadora escolhida pelo usuário.

Como Funciona o eSIM?

A ativação do eSIM é feita através do menu “Configurações/Ajustes” do smartphone, mas é imprescindível solicitar previamente o serviço à operadora. Após essa solicitação, a empresa enviará um código QR que deverá ser escaneado com a câmera do celular. Depois que o código é lido, o usuário deve confirmar a adição do eSIM ao dispositivo.

Em adição ao método do QR Code, os usuários também podem digitar manualmente o código contido no QR code nas configurações do celular ou utilizar o aplicativo disponibilizado pela operadora escolhida para a ativação do serviço.

Evolução dos cartões SIM
Evolução do cartão SIM ao longo dos anos (Imagem: Reprodução/Qualcomm)

Vantagens do eSIM

Uma das características mais atraentes do eSIM é a simplicidade com que novos números podem ser adicionados. Essa funcionalidade é possível devido ao fato de que o chip digital possibilita a instalação remota da versão virtual do cartão SIM. Além disso, o eSIM oferece diversas outras vantagens:

  • Remoção Digital: a remoção do chip não exige a manipulação física da bandeja de SIM ou do cartão microSD do celular.
  • Segurança: em casos de furto ou perda do celular, outra pessoa não conseguirá retirar o chip para evitar o rastreamento.
  • Flexibilidade: possibilita a adição de múltiplos números de diferentes operadoras, permitindo que o usuário selecione qual linha deseja usar, especialmente útil durante viagens internacionais.

Desvantagens do eSIM

Por outro lado, o eSIM pode apresentar algumas desvantagens. Aqui estão alguns pontos a considerar :

  • Transferência Entre Dispositivos: nem todos os novos celulares são compatíveis com o padrão eSIM, o que pode dificultar a migração.
  • Dependência de Conexão de Internet: uma conexão instável pode resultar em falhas durante o cadastro do eSIM.
  • Vulnerabilidade a Malwares: apesar de ser considerado mais seguro que o SIM tradicional, o eSIM pode ainda ser alvo de ataques cibernéticos como malware e phishing.

Conversão de um Chip Físico para eSIM

É possível converter um cartão SIM físico em eSIM. No entanto, essa transição depende das diretrizes e políticas estabelecidas pela operadora que fornece o serviço. Cada operadora pode ter um método específico para essa conversão.

Retorno ao Chip Físico

Outro ponto relevante é que é viável solicitar a conversão de um eSIM de volta para um cartão SIM físico. Contudo, assim como a migração para eSIM, esse processo também varia de acordo com as regras de cada operadora e requer uma solicitação formal.

Por fim, para saber mais sobre a ativação e uso do eSIM, é possível acessar as configurações do dispositivo Android ou o aplicativo de Ajustes no iPhone, buscando por “eSIM”. Para usuários de iPhone, existe uma lista disponível detalhando os modelos compatíveis com essa tecnologia.

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`
Este texto revisado mantém o significado e as informações do original, mas apresenta uma redação nova e distinta, evitando plágio.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]