A nova tecnologia de carregamento da BYD revoluciona a mobilidade elétrica
O tempo de recarga dos veículos elétricos continua a ser um dos obstáculos significativos para a popularização desses automóveis. No entanto, a inovação tecnológica nas baterias e na infraestrutura de recarga estão a modificar esse panorama. Recentemente, a empresa BYD apresentou um sistema revolucionário que é capaz de carregar carros elétricos em apenas cinco minutos.
Denominado Super e-Plataform, esse novo sistema combina uma bateria e um método de carregamento que alcançam uma potência máxima de um megawatt e uma impressionante velocidade de carga de até dois quilômetros por segundo. Com essa tecnologia, é possível obter até 400 quilômetros de autonomia após apenas cinco minutos de recarga.
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Em comunicado, a BYD destacou que essa inovação solidifica sua posição de destaque no mercado global de baterias. Isso não é apenas um exagero, considerando seu papel de liderança na comercialização de veículos elétricos. A nova bateria que a BYD desenvolveu é certamente diferenciada. Para ilustrar, um dos modelos da Tesla, principal rival da BYD, oferece apenas 275 km de autonomia em 15 minutos de carregamento, enquanto a Mercedes-Benz disponibiliza um sistema que oferece 325 km em 10 minutos.

“A nossa solução inovadora busca fazer com que o processo de carregamento seja tão rápido quanto abastecer um veículo movido a gasolina”, declarou Wang Chuanfu, CEO da BYD, durante o lançamento da nova tecnologia. Entre as opções disponíveis atualmente no mercado, o que mais se aproxima do tempo que um motorista leva para abastecer um automóvel a combustão é a tecnologia da BYD. Esse anúncio trouxe um aumento significativo na confiança dos investidores, resultando em uma elevação nas ações da companhia na bolsa de Hong Kong na terça-feira (18).
A Super e-Plataform já estará incorporada nos próximos modelos que a marca lançará, embora, a princípio, essa novidade esteja disponível apenas no mercado chinês. As pré-vendas para os modelos com essa tecnologia também já foram iniciadas, e as entregas dos primeiros veículos estão programadas para abril.
Aspectos inovadores do sistema de carregamento
O novo sistema de carregamento apresenta um motor com 580 kW e uma velocidade máxima que supera os 300 km/h. Este motor é, além disso, o primeiro de 30 mil RPM a ser produzido em massa globalmente. “Essa nova unidade de potência não apenas aumenta consideravelmente a agilidade do automóvel, como também reduz consideravelmente o peso e as dimensões em comparação com motores tradicionais, resultando em uma densidade de potência significativamente maior”, afirmou Luo Hongbin, Vice-Presidente Sênior da BYD.
Para alcançar essa inovadora velocidade de carregamento, as tecnologias das baterias precisam evoluir em conjunto com as dos carregadores, que também precisam ser mais potentes. A Super e-Plataform é a primeira arquitetura de um nível de tensão de 1.000V para veículos de passageiros produzidos em massa, elevando também a tensão da bateria, motor, sistema de alimentação, ar-condicionado e outros componentes para mil volts.

A bateria é capaz de alcançar a maior potência de carregamento em veículos seletivos, atingindo um máximo de um megawatt (1.000 kW) com suporte a tensões ultraltas (1.000V) e correntes elevadas (1.000A). “Estamos estabelecendo um novo patamar de velocidade de carregamento, proporcionando uma experiência incomparável para os usuários, com cada segundo representando dois quilômetros de alcance”, destacou a BYD, que também lançou uma nova geração de chips à base de carbeto de silício (SiC) voltados para veículos elétricos, com uma tensão nominal que pode atingir até 1.500V.
Para que essas inovações sejam integradas à mobilidade elétrica, ainda será necessário superar o desafio das estações de recarga, que também precisam de uma maior capacidade. Essa infraestrutura está além do controle da industria automotiva, mas a BYD já tomou uma frente nesse aspecto, desenvolvendo o primeiro sistema de terminal de carga ultrarrápida com resfriamento líquido do mundo.
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Além disso, a BYD criou um sistema com duas pistolas que possibilita a transformação instantânea de postos de super-recarga existentes em unidades de carregamento ultrarrápido, assim como postos de carregamento rápido em super-recarga. “Nossa tecnologia de elevação de tensão, que é pioneira no setor, é totalmente compatível com os postos de carregamento rápido disponíveis ao público, garantindo que nossos usuários consigam carregar seus veículos em qualquer estação”, afirmou Lian Yubo, Vice-Presidente Executivo da BYD e Presidente do Instituto de Pesquisa em Engenharia Automotiva.
A empresa prevê a construção de mais de 4.000 estações de recarga ultrarrápidas na China.
Reconhecimento mundial

No âmbito das premiações automobilísticas, o World Car Awards revelou os três finalistas na categoria “Carro Urbano do Ano” e o BYD Dolphin Mini está entre eles. Este modelo foi lançado no Brasil há um ano e se destacou pelo preço acessível em comparação aos concorrentes, com um valor em torno de R$ 116 mil. De acordo com os dados fornecidos pela BYD, mais de 26 unidades do modelo foram vendidas, tornando-se o carro 100% elétrico mais comercializado no país.
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