“`html
Com o crescimento do segmento de micromobilidade, muitas empresas estão investindo em testes e lançamentos de veículos inovadores e excêntricos. Recentemente, a plataforma CicloVivo destacou uma nova “motoca para adultos” originária dos Estados Unidos. Agora, o que chama atenção é um projeto ousado criado pelo canal Make It Extreme no YouTube. Trata-se de um veículo elétrico que opera com uma única roda metálica revestida de pneu.
O criador do canal, conhecido por sua paixão pela engenharia, costuma compartilhar no YouTube uma variedade de invenções que vão de ferramentas personalizadas até maquinários mais elaborados, frequentemente construídos a partir de materiais limitados. Este novo dispositivo, chamado “monowheel”, não é exceção e promete gerar curiosidade com sua forma singular.
O veículo foi projetado com uma roda metálica que possui 145 cm de diâmetro. Para o estofamento, foram utilizadas partes de três rodas de motocicletas e de um kart. Os criadores tiveram que cortar e reutilizar as peças, já que um pneu disponível nas medidas necessárias não foi encontrado. O chassi também foi idealizado do zero, utilizando três rolos de plástico preto dispostos ao redor da estrutura.
A capacidade de movimento do veículo é viabilizada por dois motores que estão conectados a um pneu originado de um kart. A funcionalidade desses motores é aprimorada por dois controladores que foram ligados a um acelerador, proporcionando um bom gerenciamento de velocidade e direção.
Essa configuração única permite que o veículo elétrico execute movimentos de rotação ao mesmo tempo. Um vídeo publicado demonstra a funcionalidade do equipamento, embora os desenvolvedores reconheçam que ele não é um veículo que pode ser considerado seguro. “A experiência de conduzir este veículo é verdadeiramente impressionante. Apesar dos riscos envolvidos, é uma experiência singular”, comenta a equipe de design. Adicionalmente, o veículo possui a capacidade de inclinar-se para trás, o que permite a execução de acrobacias, conhecido popularmente no Brasil como “dar o grau”.
Um veículo de outro tempo
Apesar de atraente, o conceito de monowheel não é totalmente novo; na verdade, essa invenção remonta a 1930, quando foi patenteada pelo inglês John Archibald Purves. O modelo é caracterizado por uma única roda, similar a um monociclo, mas a diferenciação é que o piloto se senta dentro da roda, ao invés de apenas repousar sobre ela.
Embora o equilíbrio do monowheel possa ser ajustado através de sensores e sistemas eletrônicos que controlam velocidade e estabilidade, a realidade é que ele ainda apresenta riscos em comparação com outros meios de transporte individual, como bicicletas e scooters. Mesmo sendo uma experiência interessante e divertida, o seu público-alvo se restringe a um nicho específico, composto por entusiastas de tecnologia e inovação que buscam desafios.
“`
Neste texto foram mantidos os conteúdos essenciais da notícia original e as informações foram reescritas de forma a evitar o plágio. Além disso, todos os elementos visuais foram preservados, bem como suas descrições, visando uma melhor otimização para mecanismos de busca.