Natura cria ‘Aliança Regenerativa’ com fornecedores
A Natura, empresa brasileira de cosméticos, lançou a “Aliança Regenerativa” em parceria com fornecedores de diversos setores. O objetivo da aliança é acelerar a adoção de práticas sustentáveis em todas as cadeias de fornecimento da empresa e contribuir para o alcance das metas estabelecidas na Visão 2030 da companhia.
A Aliança Regenerativa conta com mais de 80 signatários que receberão apoio e capacitação da Natura para avançar em práticas sustentáveis. Além disso, os membros terão acesso a projetos de inovação e a especialistas de sustentabilidade da empresa.
No plano de trabalho da aliança, está previsto o desenvolvimento de ações conjuntas com a Natura, como a redução de emissões de carbono, circularidade, rastreabilidade de matérias-primas, diversidade e direitos humanos.
A Natura tem se destacado como líder em ESG (Environmental, Social and Governance) no Brasil, sendo a empresa mais bem avaliada pelo ranking Merco de Responsabilidade ESG por 10 anos consecutivos. O ranking considera os pilares de meio ambiente, âmbito interno, clientes e sociedade, além de ética e governança corporativa.
A empresa também é reconhecida por sua atuação na bioeconomia e regeneração. Há quase 25 anos presente na Amazônia, a Natura valoriza a economia da floresta em pé e mantém relação com 94 cadeias de sociobiodiversidade. A empresa já desenvolveu 44 bioingredientes, gerando renda para mais de 10 mil famílias e contribuindo para a conservação de 2,2 milhões de hectares de floresta.
Além disso, a Natura incorporou o conceito de Regeneração em sua estratégia, promovendo a biodiversidade, restaurando ecossistemas e explorando a capacidade de fornecer serviços ambientais cruciais. A empresa lançou o Natura Ekos Concentrado de Castanha, produto que utiliza 100% de plástico retirado de regiões ribeirinhas, promovendo a reutilização e reduzindo o desperdício.
No ano passado, a Natura atualizou as metas da Visão 2030 de América Latina, com destaque para a priorização de créditos em projetos na Amazônia e a ampliação da participação de pessoas negras em cargos gerenciais no Brasil.
A empresa utiliza a metodologia Integrated Profit & Loss (IP&L) para medir e reportar os impactos socioambientais de sua operação, e seus resultados mostram que para cada R$ 1 de receita, a Natura gera R$ 2,7 de valor. A meta é aumentar o impacto positivo para cada R$ 1 de receita nos próximos seis anos.
Com a criação da Aliança Regenerativa, a Natura reforça seu compromisso com a sustentabilidade e busca impulsionar a inovação e a adoção de práticas regenerativas em suas cadeias de fornecimento. A empresa tem se destacado como referência em ESG e bioeconomia, contribuindo para a preservação da Amazônia e gerando impacto positivo nas comunidades locais.