Ciro Gomes afirma que dificilmente voltará a disputar uma eleição
O ex-ministro Ciro Gomes, candidato à Presidência da República por quatro vezes, afirmou em entrevista à GloboNews que dificilmente voltará a disputar uma eleição. Em 2022, ele registrou seu pior desempenho na disputa pelo cargo do Executivo, com apenas 3% dos votos válidos.
Ciro Gomes, em conversa com a GloboNews, declarou estar “perdendo a crença” na democracia eleitoral. Ele afirmou que, após sair de uma eleição difícil em 2018, na qual teve 12% dos votos, se sentiu asfixiado pela forma como a disputa se deu e pela pressão das pessoas que o apoiavam. Ele acrescentou que se sente desistido, ao invés de ter desistido, e que isso o desmotivou a continuar na política.
Na entrevista, Ciro Gomes também criticou o governo do ex-presidente Lula, afirmando que ele “perdeu o pulso faz tempo”. Segundo ele, é importante reconhecer as melhorias que ocorreram após o fim do governo petista, mas também é necessário perceber que o país ainda tem problemas a serem resolvidos.
Além disso, Ciro Gomes protagoniza uma crise familiar no PDT e criou um podcast para se manter no debate público. Ele está em conflito com o irmão, o senador Cid Gomes, devido ao fim da aliança entre o PT e o PDT no Ceará, que ocorreu por causa das eleições de 2022. Cid Gomes está prestes a se filiar ao PSB, em busca de uma nova legenda.
Em relação à briga com o irmão, Ciro Gomes chegou a chamar o ministro da Educação, Camilo Santana, de “maior traidor da história”. Os desentendimentos familiares têm causado desgaste no partido e colocado em xeque a união do grupo político.
No contexto atual, Ciro Gomes demonstra desilusão com o cenário político-eleitoral e ainda lidando com as consequências de suas disputas internas no partido. Sua declaração de que dificilmente voltará a disputar uma eleição mostra uma desmotivação para seguir na carreira política, especialmente após seu baixo desempenho nas últimas eleições.
Como imagens do texto original, estão inseridas no artigo, de acordo com as respectivas alternativas de texto:
– [Imagem]: Adriano Machado/Crusoé
Observação: É importante ressaltar que todas as informações foram reescritas, mantendo o sentido e a informação intacta, para evitar plágios e garantir um texto original.