Motorola volta ao topo das vendas de celulares

Motorola retoma posição de destaque em vendas de smartphones

Motorola retoma posição de destaque em vendas de smartphones

Um estudo feito pela consultoria de mercado StatCounter mostrou uma troca na vice-liderança das marcas de smartphones mais vendidas no Brasil em junho. Enquanto a Samsung segue disparada na liderança, a Motorola passou, por pouco, a Apple e assumiu o segundo posto.

A StatCounter indicou que a marca da Lenovo obteve 18,85% de participação no mercado no mês passado. Contudo, foi um leve crescimento ante maio, quando a Motorola obteve 17,84% de fatia. Mesmo assim, conseguiu ultrapassar a marca da maçã.

Já a Apple ficou com 17,32% no último mês, ante 18,21% em maio. A fraca participação é estimada pelo fato de a empresa focar nos novos iPhones com inteligência artificial (IA), a Apple Intelligence, que virão nos futuros iPhones 16, previstos para setembro deste ano.

Outras marcas que aparecem na lista são Samsung, Xiaomi, uma marca descrita apenas como “desconhecida”, LG, Realme, Asus, Infinix e Nokia.

Podemos especular que lançamentos do primeiro semestre, como a linha Edge 50, impulsionaram vendas da marca da Lenovo.

A Samsung segue firme na liderança de smartphones vendidos no Brasil em junho passado, com uma participação de mercado mais que o dobro da Motorola: 35,66%. Em maio, a empresa tinha vendido menos: 34,31%.

A chegada de marcas chinesas como a Xiaomi também tem impactado o mercado, com um aumento de participação de 14,99% em maio para 15,65% em junho. Já a marca descrita como “desconhecida” no gráfico teve uma queda de 10,77% em maio para 8,64% em junho.

Curiosamente, a LG, que saiu do mercado de smartphones há três anos, aparece na sexta posição, com uma participação de 1,67% no mercado brasileiro.

Embora o balanço da consultoria se baseie em dados de tráfego da web, é possível afirmar que a Motorola tem conquistado uma posição de destaque no mercado de smartphones brasileiro. Com lançamentos como a linha Edge 50, a marca tem ganhado a preferência dos consumidores.

A liderança da Samsung parece inabalável no mercado brasileiro, com mais que o dobro de participação em relação à Motorola. A chegada de marcas chinesas como a Xiaomi também tem contribuído para a diversificação do mercado e as mudanças no ranking de vendas de smartphones no país.

No entanto, é importante ressaltar que a participação de mercado é algo volátil e pode mudar rapidamente com o lançamento de novos modelos e ações de marketing das empresas. É necessário acompanhar de perto as tendências do mercado para entender as movimentações e tomadas de decisão das marcas. A competição no setor de smartphones é acirrada e as empresas precisam se adaptar constantemente às demandas dos consumidores para se manterem relevantes e competitivas.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]