Maricá: Washington Quaquá assume seu terceiro mandato como prefeito

Washington Quaquá toma posse para seu terceiro mandato como prefeito

“`html

João Maurício de Freitas toma posse como vice-prefeito de Maricá; nova legislatura é inaugurada

A cerimônia de posse de Washington Quaquá como prefeito de , que ocorreu após sua vitória expressiva nas eleições de outubro de 2024, levou à sua consagração com 73,74% dos votos válidos. O evento, realizado no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, no Centro da cidade, também celebrou a posse de João Maurício de Freitas, apelidado de Joãozinho, como novo vice-prefeito, além da nova composição da câmara municipal.

Esta é a terceira vez que Washington Quaquá assume o papel de prefeito da cidade. Ele já havia exercido a função anteriormente entre 2009 e 2016. Para este novo capítulo à frente da administração, Quaquá estabeleceu como prioridade fazer de uma cidade de reconhecimento mundial, com foco em atrair investimentos nas áreas de turismo, cultura e entretenimento.

“Esse grupo aqui mudou a história de , que atualmente é admirada por muitos. O mundo inteiro discute nossas políticas públicas e a transformação que realizamos. Quando assumi pela primeira vez, o orçamento anual era de apenas 130 milhões com uma população de 116 mil habitantes. Era uma cidade pequena e com problemas financeiros significativos. Trabalhamos intensamente para incorporar os recursos dos Royalties na nossa arrecadação. Hoje, temos o capital necessário para fomentar as ações que já iniciamos e que devem ser continuadas”, afirmou o novo prefeito em sua declaração inicial.

Além de ampliar os investimentos em turismo e cultura, a estratégia da nova gestão de Quaquá inclui a reestruturação da economia local. Ele planeja transformar a riqueza mineral proveniente do petróleo em oportunidades reais de desenvolvimento, buscando parcerias com o setor privado. O objetivo é criar novos postos de trabalho e aumentar a renda dos cidadãos de , com ênfase em áreas como indústria, comércio, agroecologia e serviços. Os formados pelo programa Passaporte Universitário terão preferência nas novas vagas de trabalho, visando melhorar a qualidade de vida da população.

“Agora é a hora de cuidar de cada maricaense. Estamos criando uma economia que prioriza o cidadão. Estamos determinados a seguir transformando a vida de todos. Estou empolgado para colocar nossos projetos em ação. Vamos em frente!”, complementou Quaquá, evidenciando sua determinação com a nova administração.

O prefeito também falou sobre a sua ambição de fazer de Maricá um centro de empreendedorismo, anunciando que o Banco Mumbuca oferecerá novas linhas de crédito para incentivar os moradores a abrir seus próprios negócios, conceito que Quaquá denomina como economia das famílias.

Adicionalmente, o novo prefeito abordou a vital importância de estabelecer políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da comunidade, destacando que Maricá tem visto um aumento populacional significativo, com uma média anual de 20%.

Momento da posse com vereadores e autoridades, refletindo a diversidade política presente no evento.

“Transformamos Maricá em uma cidade admirada ao redor do mundo. As inovações que criamos, como a Moeda Social Mumbuca, o Passaporte Universitário, e a gratuidade do transporte público, são apenas alguns exemplos do nosso trabalho contínuo”, enfatizou o novo prefeito durante sua fala.

João Maurício de Freitas, o novo vice-prefeito, que atuou nos últimos anos como Secretário de Governo, manifestou sua emoção e expectativas para os desafios que estão por vir. “Estou muito satisfeito e pronto para trabalhar. Este é meu primeiro cargo eletivo, e sinto uma grande energia. Quaquá possui uma visão ousada para a cidade, e vamos focar no que realmente importa: a economia das pessoas. Ele tem muitos projetos em mente que, sem dúvida, afetarão a estrutura social de Maricá”, afirmou Joãozinho.

No encerramento da cerimônia de posse, dois vídeos foram apresentados: um destacando os principais projetos de Quaquá e outro com a ideia de um novo hino para Maricá, que será um samba criado por Moacyr Luz e Paulão 7 Cordas.

O evento também contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, o ex-prefeito Fabiano Horta, o ex-vice-prefeito e atual secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro, Diego Zeidan, além de deputados estaduais e representantes de movimentos sociais que reafirmaram a importância da participação cidadã e política.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]