A Prefeitura de Maricá, cidade localizada no estado do Rio de Janeiro, realizou a entrega de um novo mamógrafo digital nesta terça-feira (2). O equipamento será instalado no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT), localizado no bairro Flamengo, e funcionará mediante agendamento pela Central de Regulação do município. Com capacidade para realizar 560 mamografias por mês, o mamógrafo contribuirá para um diagnóstico mais rápido e preciso, proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar às mulheres atendidas.
Atualmente, a cidade de Maricá já realiza mamografias através de um serviço contratualizado, com uma média de 240 exames mensais. Com a chegada do novo equipamento, a capacidade de exames de imagem para o diagnóstico precoce do câncer de mama no município será triplicada, alcançando a marca de 800 mamografias por mês. Os casos mais graves terão prioridade, seguindo os critérios de classificação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ressaltou a importância do novo mamógrafo para agilizar o fluxo de exames e proporcionar mais bem-estar à população. Segundo o prefeito, a cidade passará a realizar quase 10 mil exames anualmente, o que representa um crescimento significativo na oferta de serviços de saúde para a população feminina.
A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, destacou a importância do equipamento para um diagnóstico assertivo do câncer de mama, ressaltando que quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de cura. A mamografia, segundo a secretária, desempenha um papel fundamental tanto no rastreamento do câncer quanto no diagnóstico de eventuais características que precisam ser investigadas.
Além da aquisição do novo mamógrafo, o Centro de Diagnóstico e Tratamento está passando por uma importante readequação para melhor acolher os usuários. A modernização dos equipamentos e a otimização dos espaços de atendimento visam garantir mais conforto e eficiência para os pacientes e profissionais de saúde. Em breve, o local também receberá outros aparelhos essenciais para otimizar os procedimentos oferecidos, incluindo um novo aparelho de raio-X.
O CDT já realiza mais de 20 tipos de procedimentos, como eletrocardiograma, eletroencefalograma, teste ergométrico, audiometria, ultrassonografias e consultas de nutrição, dermatologia, otorrinolaringologia e planejamento familiar, totalizando uma média de 3.500 atendimentos mensais.
As melhorias realizadas no Centro de Diagnóstico e Tratamento e a ampliação da oferta de mamografias em Maricá são essenciais para garantir o acesso à saúde e contribuir para a detecção precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e promovendo uma melhor qualidade de vida para as mulheres do município.
Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos
Imagens:
– ![Imagem 1](https://guiaregiaodoslagos.com.br/wp-content/uploads/2024/07/1719957401_24_Marica-Saude-de-Marica-amplia-oferta-de-mamografia-com-novo.jpeg)
– ![Imagem 2](https://guiaregiaodoslagos.com.br/wp-content/uploads/2024/07/1719957401_916_Marica-Saude-de-Marica-amplia-oferta-de-mamografia-com-novo.jpeg)