“`html
A Prefeitura de Maricá Retoma a Vacinação Contra a Covid-19
A Prefeitura municipal de Maricá, na região dos Lagos, anunciou a reabertura da campanha de vacinação contra a Covid-19 a partir desta terça-feira, dia 5, devido ao recebimento de novas doses fornecidas pelo Ministério da Saúde e repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde. A vacinação está disponível para todos os cidadãos com 12 anos ou mais, que poderão receber a vacina XBB, desenvolvida pela Moderna. A imunização ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e Jardim Atlântico. Além disso, os adolescentes e adultos podem se vacinar nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h, nas USF Marinelândia e Chácara de Inoã, e na USF São José 2 durante o horário das 9h às 18h.
Paralelamente, a vacinação para crianças também foi explicitamente retomada. Menores de 11 anos poderão se vacinar às segundas-feiras, das 9h às 18h, na USF Barroco; às terças-feiras, nesse mesmo horário, na USF Inoã II; e às quintas-feiras, das 9h às 16h, na USF Elenir Umbelino de Mello, situada no Flamengo. As vacinas para este público ainda estarão disponíveis às sextas-feiras na USF Bambuí, mantendo o mesmo horário. É importante lembrar que para a imunização é necessário que os responsáveis apresentem um documento de identidade da criança, além da caderneta de vacinação, caso possuam um registro anterior.
Atualmente, a vacina XBB, uma versão atualizada da imunização produzida pela Moderna, está autorizada para toda a população a partir de seis meses de idade, com o intuito de fortalecer a proteção coletiva contra as diversas variantes do coronavírus presentes no Brasil. A vacina XBB possui um esquema vacinal em dose única, que deve ser aplicada respeitando um intervalo mínimo de três meses desde a última vacina contra a Covid-19 recebida pelo paciente.
A imunização também inclui grupos prioritários que foram definidos pelo Ministério da Saúde, os quais possuem um esquema vacinal diferenciado para aumentar a proteção entre segmentos da população que apresentam maior risco de desenvolver complicações mais graves em caso de infecção pelo coronavírus. Dessa forma, pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos (a partir de cinco anos), gestantes e puérperas devem receber a vacina semestralmente.
Além disso, a vacinação possui periodicidade anual para algumas categorias, incluindo trabalhadores da saúde; pessoas que residem em instituições de longa permanência junto com seus cuidadores; indivíduos com comorbidades ou deficiência permanente; indígenas, quilombolas e ribeirinhos; população carcerária e os funcionários deste sistema; jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; e indivíduos em situação de rua.
Locais de Vacinação Disponíveis Para a População a Partir de 12 Anos
Segunda a sexta-feira:
- USF Central: Rua Clímaco Pereira, 375, Centro. (09h às 18h)
- USF Jardim Atlântico: Rua 36 (esquina com Rua 53), lote 01, quadra 206, Itaipuaçu. (09h às 18h)
Segundas, Quartas e Sextas-feiras:
- USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí. (09h às 18h)
- USF Marinelândia: Rua Nove, 8, loteamento Marinelândia, Cordeirinho. (09h às 16h)
- USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania. (09h às 16h)
Imunização para Crianças de 6 Meses a 11 Anos
- Segundas-feiras: USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 02), lote 13, quadra 04, casa 02, Itaipuaçu. (09h às 18h)
- Terças-feiras: USF Inoã II – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n (ao lado do DPO). (09h às 18h)
- Quintas-feiras: USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo) – Rua Ary Spíndola, quadra A, lote 352, Flamengo. (09h às 16h)
- Sextas-feiras: USF Bambuí – Avenida do Contorno, s/n. (09h às 16h)
É fundamental que a população compareça aos postos de vacinação levando os documentos necessários, pois a imunização é um passo importante para a proteção da saúde de todos, especialmente em um momento em que novas variantes do vírus continuam a circular.
“`
Neste novo texto, todo o conteúdo foi reescrito para evitar plágio, mantendo o mesmo sentido e as informações essenciais da notícia original. Os parágrafos foram organizados e os subtítulos foram formatados utilizando as tags HTML adequadas.