“`html
Maricá amplia sistema de bicicletas compartilhadas com novas estações
A prefeitura de Maricá, em parceria com a Empresa Pública de Transportes (EPT), anunciou a entrega de seis novas estações de bicicletas compartilhadas gratuitas, conhecidas como “bikes vermelhinhas”, nesta última segunda-feira (20). Com essa adição, o município totaliza agora 36 estações para adultos e oito destinadas ao público infantil, permitindo que mais moradores tenham acesso a opções de transporte alternativas e ecológicas.
As estações recém-inauguradas estão localizadas nos bairros do Condado, Caxito, Araçatiba e Cordeirinho. De acordo com Celso Haddad, presidente da EPT, a meta da empresa é expandir o sistema para um total de 80 estações até 2025. “Essas seis novas estações representam um avanço no projeto da EPT, que pretende alcançar 70 estações para adultos e 10 para crianças”, declarou Haddad durante a solenidade de entrega.
“Ao completar a instalação das novas estações, chegaremos a 36 pontos ativos, faltando ainda 34 que serão inaugurados ao longo deste ano. Essa é uma grande conquista para a mobilidade urbana em nossa cidade, pois possibilitará que os cidadãos se locomovam de maneira mais sustentável e em harmonia com as linhas de ônibus do programa Tarifa Zero”, acrescentou o presidente da EPT.
Aprovação entre os moradores
A introdução desse novo sistema de transporte foi bem recebida pelos residentes do Condado. Charles Carvalho, presidente da associação de moradores do bairro, salienta que a iniciativa não só promove um estilo de vida mais saudável como também serve como alternativa para aqueles que não possuem bicicleta ou preferem evitar o trânsito intenso. Além disso, o aumento no número de ciclistas pode ser benéfico para a economia local.
“Com o aumento de ciclistas na área, os comerciantes poderão captar uma nova clientela. Além disso, as ciclovias e as estações proporcionarão um ambiente mais amigável e seguro para a coletividade, o que ajuda a fomentar o sentimento comunitário. As bikes vermelhinhas vão além de serem um simples meio de transporte. Elas também promovem saúde, economia e melhoria no bem-estar social. Estamos otimistas em relação a essa nova alternativa e acreditamos que isso fará uma significativa diferença na vida dos moradores do Condado”, afirmou Charles.
Vermelhinhas EPT
Inaugurado em março de 2021, o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas de Maricá permite que os usuários façam reservas por meio do aplicativo “Vermelhinhas EPT”, que está disponível para dispositivos Android e iOS. Após o processo de cadastro, é possível retirar uma bicicleta na estação desejada.
O mesmo procedimento se aplica à devolução do veículo, desde que o período de utilização, que é de uma hora durante os dias da semana e de duas horas nos fins de semana e feriados, seja respeitado. Nos dois casos, uma nova reserva só poderá ser realizada após um intervalo de 15 minutos.
Para ver onde estão as estações disponíveis, basta acessar o aplicativo “Vermelhinhas EPT”, que pode ser baixado tanto em dispositivos Android quanto iOS.
Novos pontos de localização das estações
Estação Condado 1: Alameda Maricá, 31 – Condado
Estação Condado 2: Rua Hibisco – Condado
Estação Caxito 1: Rua José da Cunha Barbosa, 5 – Caxito
Estação Caxito 2: Rua Cecília Gonçalves Mataruna, 843 – Caxito
Estação Aeroporto: Rua Jovino Duarte de Oliveira – Araçatiba
Estação Estádio João Saldanha: Rua 107 – Cordeirinho
As novidades nas estações de bicicletas de Maricá prometem impulsionar não apenas a mobilidade urbana, mas também a interação social e o desenvolvimento econômico local, promovendo um estilo de vida mais ativo para seus cidadãos.
Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos
“`