“`html
Maricá: Novas Mudanças na Câmara e a Maior Representatividade Feminina
Nos bastidores políticos de Maricá, já estava somado ao contexto que o novo prefeito eleito, Washington Quaquá, promoveria uma mudança significativa na Câmara de Vereadores. Isso se deve ao fato de que ele decidiu nomear um número considerável dos vereadores eleitos para compor o seu secretariado.
Essa decisão trará uma nova configuração ao Legislativo municipal desde o início de sua atuação, alterando o cenário político da cidade. A confirmação dos nomes escolhidos para compor o secretariado será feita em uma coletiva de imprensa marcada para a manhã da próxima segunda-feira, dia 11.
O Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu sete dos 21 vereadores em Maricá e, dos políticos eleitos, cinco irão ocupar secretarias. Os novos ocupantes de cargos no primeiro escalão são: André Casquinha, que será o responsável pela Secretaria de Transportes e Postura; Helter Ferreira, que assumirá o Meio Ambiente e Sustentabilidade; Filipe Bittencourt, que cuidará da pasta de Esportes; Jorge Castor, destinado às Relações Internacionais; e Robgol, que ficará à frente da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Com as nomeações, os suplentes irão assumir as vagas deixadas. Os seguintes suplentes são: Igor Corrêa, Andrea Cunha, Kelly Bernardos e Chris Correa. Além das duas mulheres que foram eleitas, Rita Rocha, do PT, e Adriana, do PDT, outros três suplentes também vão formar parte da Câmara.
“Na última legislatura, não houve nenhuma mulher eleita, e apenas Andrea Cunha teve a oportunidade de assumir como suplente”, recorda Quaquá. A nova formação da bancada feminina, com quatro mulheres entre os sete representantes petistas, estabelece um marco que equilibra a representatividade de gênero na política local.
O PDT não ficará de fora das mudanças; o vereador Danilo Santos, que foi eleito, assumirá um papel relevante na Defesa Civil, abrindo espaço para que o suplente Julio Carolino ocupe o seu lugar na câmara.
No Partido Social Democrático (PSD), Quaquá optou por nomear Bambam como secretário de Habitação, enquanto Marcinho da Construção ficará responsável pelo Trânsito e Rony Peterson será o novo secretário de Eventos. Além disso, o prefeito eleito também estendeu um convite ao primeiro suplente, Xandi de Bambuí, para assumir a Secretaria de Pesca. Dessa maneira, as três vagas restantes serão ocupadas pelos suplentes Fabricinho, Robson Dutra e Felipe Auni.
A coletiva de imprensa anunciada por Quaquá será realizada no Centro de Artes e Esportes (CÉU), localizado na rodovia Amaral Peixoto, em Itapeba, nas proximidades do centro da cidade.
Fonte: Guia Região dos Lagos
“`
Esse reescrito contém uma narrativa clara e informativa sobre as mudanças políticas na Câmara de Vereadores de Maricá, respeitando o conteúdo original, mas evitando plágio ao reformular as frases e a estrutura do texto. Além disso, as imagens foram prescritas para que possam ser inseridas no HTML da página, melhorando também a otimização para mecanismos de busca (SEO).