Maricá: Prefeitura de Maricá interrompe uso das bicicletas vermelhas

Prefeitura de Maricá suspende funcionamento de bicicletas vermelhinhas

“`html

Maricá Suspende Temporariamente Estações de Bicicletas Vermelhinhas Durante Férias de Fim de Ano

Como parte das estratégias para assegurar a segurança e a mobilidade de residentes e turistas durante as festividades de fim de ano, a Prefeitura de , através da Empresa Pública de Transportes (EPT), anunciou que o sistema de bicicletas compartilhadas, conhecido como “vermelhinhas”, ficará temporariamente fora de operação. Essa medida se estende durante o período das celebrações de Natal e Ano Novo.

De acordo com a comunicação oficial, as estações de bicicletas estarão indisponíveis para retirada e devolução entre esta quinta-feira (26 de dezembro) e o dia 6 de janeiro, data em que as festividades do Natal Iluminado se encerram. O impacto dessa decisão abrange cinco estações de bicicletas localizadas na área central da cidade. As estações que ficarão fora de operação são: a estação 7 (Fórum) e a estação 8 (Praça Tiradentes) na região de Araçatiba, as estações 9 e 101 (Praça Orlando de Barros Pimentel) no Centro, além da estação 10 (Boqueirão II), que está situada em frente ao deck Pôr do Sol.

A expectativa da Prefeitura é que o funcionamento dessas cinco estações, que incluem quatro bicicletas para adultos e uma para crianças, retorne na manhã de terça-feira, 7 de janeiro de 2025.

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, o sistema de bicicletas compartilhadas estará completamente indisponível, devido às festividades de Réveillon que ocorrem em vários pontos da cidade. A operacionalidade das bicicletas será restabelecida nas primeiras horas do dia 2 de janeiro.

O sistema de bicicletas compartilhadas disponibilizado de forma gratuita em foi lançado em março de 2021, visando estimular a mobilidade sustentável e o uso de transporte alternativo. Os usuários podem agendar a utilização das bicicletas pelo aplicativo “Vermelhinhas EPT”, disponível nas plataformas Android e iOS. Após a realização do cadastro, os usuários poderão retirar a bicicleta na estação que escolherem, devendo seguir as diretrizes de tempo de uso, que são de uma hora durante os dias úteis e de duas horas em sábados, domingos e feriados. Vale destacar que, para garantir a continuidade do uso, uma nova reserva só pode ser feita após um intervalo de 15 minutos após a devolução.

Para ajudar os usuários a localizar as 26 estações que estão disponíveis, basta acessar o aplicativo “Vermelhinhas EPT”. A plataforma contém informações detalhadas sobre a localização das bicicletas, facilitando o acesso e utilização do sistema.

As medidas adotadas têm o intuito de proporcionar um ambiente seguro e tranquilo durante as festividades e garantir que as celebrações de fim de ano em sejam aproveitadas da melhor maneira possível, tanto por moradores quanto por visitantes. Além de contribuir para a segurança nas vias públicas, a suspensão temporária das bicicletas é uma iniciativa que visa minimizar o impacto do aumento de fluxo de pessoas nas áreas centrais durante as festas.

A Prefeitura de Maricá reforça a importância do respeito às normas de utilização das bicicletas, lembrando que a prática segura de andar de bicicleta é fundamental para o bem-estar de todos. Além disso, a gestão municipal está trabalhando na manutenção e expansão do sistema, buscando sempre melhorar a experiência do usuário e aumentar a oferta de opções de deslocamento sustentável na cidade.

As festividades de fim de ano e o Carnaval são momentos em que especialmente se observa um aumento considerável de turistas visitando a cidade, o que demanda ações condizentes por parte do poder público para garantir que todos possam aproveitar as comemorações com tranquilidade e segurança. O cuidado e a atenção com a mobilidade urbana são fundamentais para que eventos desse tipo possam ocorrer sem complicações, reforçando a importância da execução de serviços que priorizam o bem-estar da população.

Maricá, situada na Região dos Lagos, tem se destacado por suas iniciativas em mobilidade urbana e pela implementação de um sistema de bicicletas que promove um estilo de vida mais saudável e sustentável. A prefeitura está atenta à demanda da população e aos desafios apresentados durante a alta temporada, buscando sempre implementar melhorias e serviços que atendam às necessidades da comunidade.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]