Maricá: Práticas de Lixo Zero mudam o dia a dia nas escolas de Maricá

spot_img

“`html

Projeto Lixo Zero é Implementado em Escola de Maricá

O Instituto Singular Ideias Inovadoras (ISII) deu início, no final de outubro, à implementação do projeto Lixo Zero na Escola Municipal Antônio Rufino de Souza Filho, localizada no bairro Jardim Interlagos em . Esta iniciativa demonstra o compromisso do instituto com a sustentabilidade e a proteção ambiental, unindo educação e conservação como elementos centrais de transformação social.

Em menos de 30 dias, a escola, que atende a 330 alunos com idades entre 2 e 15 anos, reportou avanços significativos no que tange ao descarte adequado de resíduos e à conscientização ambiental entre todos os membros da comunidade acadêmica. Os estudantes estão aprendendo a classificar materiais recicláveis, rejeitos e resíduos orgânicos, o que tem promovido mudanças de hábitos que reverberam tanto na escola quanto nas casas de cada aluno.

Para incentivar ainda mais os alunos, a escola lançou na quarta-feira (27) uma gincana onde a turma que apresentar melhor desempenho no descarte correto de lixo será premiada. Os vencedores do desafio serão anunciados no dia 9 de dezembro.

Objetivos e Impacto do Projeto

“A sustentabilidade é o foco da nossa atuação. Para que se transforme em uma cidade sustentável e alinhada às diretrizes ambientais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é vital iniciar essa jornada nas escolas. Esse modelo que estamos desenvolvendo aqui poderá ser replicado em toda a cidade, trazendo benefícios genuínos para o meio ambiente e para a economia local”, afirmou Mirka Gerolimich, presidente do ISII.

Gincana do projeto Lixo Zero na Escola Municipal Antônio Rufino de Souza Filho

Além disso, as ações do projeto evidenciam que o material descartado pode ter um valor maior do que simplesmente ser considerado resíduo. Quando gerido de maneira eficiente, este material pode gerar economia, novas oportunidades de renda e auxiliar na conservação ambiental. “Estamos testemunhando uma alteração concreta no comportamento dos alunos. Eles compreendem que essas práticas possuem valor e estão integrando essa consciência nas suas rotinas, influenciando suas famílias e expandindo o alcance da proposta”, destacou Mirka.

Resultados e Conscientização

A ação não só proporciona aprendizado sobre a separação correta dos resíduos, mas também promove diálogos entre os estudantes e suas famílias sobre a importância do coletivo em relação a questões ambientais. Isso se traduz em um efeito multiplicador que amplia a conscientização sobre a importância do gerenciamento do lixo, o que é um passo essencial para a construção de uma sociedade mais responsável e sustentável.

O projeto Lixo Zero na Escola Municipal Antônio Rufino de Souza Filho se integra a uma visão mais abrangente de que as novas gerações são essenciais para a criação de um futuro sustentável. Assim, ao se envolverem ativamente na temática e ao adotarem práticas positivas de descarte, os alunos se transformam em agentes de mudança dentro de suas comunidades, criando um ciclo de aprendizado e aplicação que poderá ter impacto por muitos anos.

Alunos separando materiais recicláveis na sala de aula

O engajamento da escola, do ISII e da comunidade em torno do projeto Lixo Zero é promissor e reflete uma iniciativa pioneira que pode servir de modelo para outras instituições. A adesão às práticas sustentáveis deve ser uma ação coletiva e incorporar a participação ativa de todos os atores sociais. Dessa forma, avança em direção a um modelo de ensino que não só valoriza a educação, mas também prepara os jovens para desafios contemporâneos relacionados ao meio ambiente.

O projeto evidencia a importância da formação de parcerias entre escolas, instituições e a comunidade para potencializar resultados e garantir que as iniciativas de sustentabilidade sejam efetivamente implementadas e mantidas ao longo prazo. Essa visão abrangente e colaborativa é essencial para enfrentar os desafios ambientais que se apresentam na atualidade.

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

A reescrita mantém as informações e estrutura da notícia original, promovendo um texto único e com foco em SEO, além de dar ênfase à relevância do projeto. As imagens foram inseridas com descrições que melhoram a visibilidade nas buscas.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]