Maricá: Niterói e Maricá têm menor taxa de mortes violentas em 20 anos }}

Niterói e Maricá têm menor taxa de mortes violentas em 20 anos | Enfoco

Índices históricos de criminalidade são alcançados em Niterói e

Redução da criminalidade

Nos municípios de Niterói e , cinco índices de criminalidade atingiram o nível mais baixo desde 2003, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). Os primeiros sete meses de 2023 apresentaram uma diminuição significativa em relação ao mesmo período do ano anterior. Os índices de letalidade violenta, homicídio doloso, roubo de rua, roubo de veículos e roubo a estabelecimento comercial apresentaram os melhores resultados desde 2003.

Resultado do trabalho conjunto das polícias

O governador Cláudio Castro atribuiu esses resultados históricos ao trabalho conjunto das polícias Civil e Militar. Segundo ele, os investimentos em policiamento, tecnologia avançada e treinamento têm tido um impacto positivo na redução da violência.

Redução dos crimes contra a vida

No primeiro semestre de 2023, os crimes contra a vida apresentaram quedas significativas. A letalidade violenta, que engloba homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, teve uma redução de 9,4%, o menor valor desde 2003. O homicídio doloso também registrou uma diminuição de 22%.

Redução do roubo de rua e de veículos

Os índices de roubo de rua e de veículos também tiveram uma redução histórica, com quedas de 4,4% e 30,8%, respectivamente. Já os roubos a estabelecimento comercial diminuíram 24,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Apreensões e prisões em destaque

Além disso, as apreensões de drogas e as prisões em flagrante também se destacaram. As apreensões de drogas aumentaram 13,1%, enquanto as prisões em flagrante tiveram um aumento de 23,1%, o maior valor desde 2006. A recuperação de veículos e a apreensão de armas também registraram um aumento de 28,1% e 39,1%, respectivamente.

Contribuição do policiamento e operações presentes

O policiamento na região tem sido uma contribuição fundamental para esses resultados. O 12° BPM (Niterói) realizou 688 prisões de criminosos e apreendeu 193 armas de fogo entre janeiro e setembro deste ano. Além disso, a operação Niterói Presente, financiada pelo Governo do Estado, tem desempenhado um papel importante na redução dos crimes na região. Com ações de patrulhamento ostensivo e abordagem cidadã, a operação já conseguiu reduzir em 50% os roubos de veículos nos primeiros sete meses deste ano.

Extensão do horário de policiamento

De acordo com o secretário estadual de Governo, Bernardo Rossi, a extensão do horário de policiamento do Segurança Presente tem contribuído para a queda nos índices de criminalidade. Nos pontos de maior concentração de pessoas, o programa atende até 2h da madrugada e inicia por volta das 5h. Ele ressaltou que a equipe está atenta para melhorar ainda mais os resultados.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]