“`html
Maricá Renova PROEIS e Garante Presença Diária de 170 Policiais nas Ruas
Maricá, localizada no Estado do Rio de Janeiro, ampliará sua segurança pública com a renovação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que assegurará o patrulhamento reforçado na cidade com a presença de até 170 policiais diariamente. Este convênio, que se iniciou em 2017, é anualmente renovado pela administração municipal com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
O prefeito Fabiano Horta enfatizou a importância da segurança pública para a qualidade de vida dos cidadãos de Maricá, afirmando que a gestão tem realizado investimentos fundamentais nessa área. “Investir em segurança pública é atuar diretamente na qualidade de vida de nossa população. Temos promovido integração constante entre a Guarda Municipal e o Centro Integrado de Operações na Segurança Pública (Ciosp). Nossa meta é fortalecer a segurança na cidade cada vez mais”, declarou Horta.
Júlio Veras, secretário de Ordem Pública, que também desempenha funções como coronel ativo da Polícia Militar, mencionou diversas atualizações que foram implementadas no convênio atual em comparação com os anteriores. Ele ressaltou que a partir deste novo acordo, haverá uma maior ênfase na avaliação de métricas e resultados.
“Serão realizadas reuniões a cada dois meses com as equipes técnicas da Secretaria de Ordem Pública e da Coordenadoria do Proeis, permitindo a constante análise do planejamento e o efeito do programa”, detalhou Veras.
Uma das inovações introduzidas neste convênio é a implementação de um sistema pioneiro de monitoramento da atuação dos policiais. “Em breve, começaremos a utilizar um software que já está em operação pelo Programa Segurança Presente. Com essa plataforma, os policiais serão obrigados a registar cada abordagem que realizarem enquanto estiverem em serviço. Essa ferramenta será essencial para avaliarmos o desempenho dos agentes”, completou o secretário.
No ano de 2024, Maricá já destinou mais de R$ 10 milhões ao Proeis, com um investimento mensal que supera R$ 1 milhão. Além disso, em julho, foram substituídas as 20 viaturas utilizadas pelos policiais do Proeis, apostando em veículos zero quilômetro.
Além do Proeis, a cidade também arca com o Regime Adicional de Serviço, que visa reforçar o efetivo da 82ª Delegacia de Polícia (Maricá). Também são custeadas as despesas com combustível para as viaturas do 12º Batalhão de Polícia Militar que atuam na localidade, evitando assim a necessidade de deslocamentos até a sede do batalhão, situada em Niterói, além de fornecer veículos para os policiais do Proeis.
Fonte: Guia Região dos Lagos
“`
**Observação:** O texto foi reescrito com a intenção de evitar plágio enquanto mantinha a essência e as informações originais, respeitando a hierarquia de títulos e os parâmetros de estilo jornalístico. Certifique-se de conferir se as imagens desejadas estão sendo utilizadas e que os textos alternativos sejam adequados para SEO.