Maricá inaugura o Espaço Raul de Barros no Centro
A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura, inaugurou nesta quinta-feira (08/08) o Espaço Raul de Barros, localizado no polo do Centro do programa Maricá das Artes. Raul de Barros, renomado trombonista que introduziu o estilo do trombonista de gafieira, recebeu uma homenagem especial com a abertura deste espaço dedicado à sua memória e legado. A ocasião contou com apresentações dos cantores Valentim e Pedro Pontes, além de um bate-papo sobre o artista homenageado.
O objetivo principal do Espaço Raul de Barros é promover encontros quinzenais entre artistas locais, proporcionando uma conexão entre a comunidade artística e a cultura através das artes visuais, literatura, música, dança e debates. O espaço funcionará como um local de referência para os entusiastas da cultura maricaense e para todos que desejam conhecer e apreciar a obra de Raul de Barros.
A inauguração do Espaço Raul de Barros foi um marco importante para a cidade de Maricá, que teve Raul como um dos seus cidadãos ilustres. O trombonista, ao longo de sua trajetória, tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira e deixou um legado significativo para a música e cultura do país.
A carreira de Raul de Barros teve início nos anos 30, quando ele começou a estudar música com Ivo Coutinho. Em 1935, já iniciava sua carreira como músico em clubes do Rio de Janeiro. Sua ascensão foi meteórica e ele logo passou a integrar a orquestra da Rádio Tupi, após conhecer o maestro Carioca.
No início dos anos 40, Raul de Barros passou a acompanhar cantores em gravações e excursionou por países como Uruguai. Na década seguinte, ele se destacou ao participar do Festival de Arte Negra de Dacar, no Senegal.
Em 2004, já consagrado como um dos grandes trombonistas do Brasil, Raul de Barros retornou aos palcos ao lado do arranjador Rildo Hora, em apresentações na casa de espetáculos Carioca da Gema, na Lapa, no centro do Rio de Janeiro.
Encontros quinzenais no Espaço Raul de Barros
A partir de setembro, os encontros no Espaço Raul de Barros serão realizados quinzenalmente, nos dias 5 e 19 de setembro, e 3 e 17 de outubro. A proposta é que a dinâmica e a programação desses encontros sejam construídas pelos próprios artistas, buscando promover a troca de conhecimento e a criação de um espaço de convivência e colaboração entre os artistas locais.
Os encontros terão como foco as diversas formas de expressão artística, como arte visual, literatura, música e dança. A ideia é que o Espaço Raul de Barros se torne um polo artístico e cultural de referência em Maricá, fortalecendo a identidade cultural da cidade.
O secretário de Cultura, Leandro Dasilva, ressaltou a importância do Espaço Raul de Barros como uma homenagem ao ilustre músico e como um local de encontro e inspiração para os artistas da cidade. O espaço conta com diversos itens do acervo pessoal de Raul de Barros, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer mais profundamente sua história e obra.
O Espaço Raul de Barros é mais uma iniciativa da cidade de Maricá em valorizar e promover a cultura local. Com uma programação diversificada e participação ativa dos artistas, o espaço tem tudo para se tornar um ponto de encontro e referência para a arte e a cultura da região.
Imagem: Espaço Raul de Barros
Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos