“`html
Maricá Inaugura Novo Espaço do Maricá das Artes em Itaipuaçu
Evento de Abertura Incluiu Oficina de Maculelê com Alunos da Rede Municipal
A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura, deu início, na última quinta-feira (28/11), a um novo polo do programa Maricá das Artes, localizado em Itaipuaçu. Anteriormente situado em uma área próxima à conhecida ‘ponte quebrada', o novo espaço está agora em uma localização mais ampla, na Avenida Carlos Marighella, ao lado da Praça do Ferreirinha, em São Bento da Lagoa. Nesse novo local, a população terá acesso a mais de 30 atividades culturais, incluindo teatro, musicalização, balé, sala de leitura, além de diversas oficinas. Os interessados em participar podem realizar a inscrição pelo site https://maricadasartes.org.br/, onde encontram informações adicionais sobre as atividades oferecidas.
Uma programação abrangente marcou o início das atividades no novo espaço, sendo destaque a roda de conversa intitulada ‘Escutas Pretas', que também celebrou o Dia da Consciência Negra. As atividades contaram ainda com oficinas de tranças, samba de roda e uma apresentação do cantor Ronaldo Valentim.
O dia inaugural teve início com uma oficina de maculelê, uma expressão cultural que mistura dança, luta e percussão com raízes nas tradições negras e indígenas, envolvendo alunos da E.M. Rita Sampaio Cartaxo de Itaocaia Valey. Denise Aparecida Correia, diretora da escola, comentou que as aulas de Cultura Indígena e Africanidade são parte do currículo escolar, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aprender sobre suas raízes ancestrais.
“Sempre que é possível, levamos os alunos para vivências que complementam o que trabalhamos em sala de aula. Recentemente, tivemos um evento muito positivo em celebração ao Dia da Consciência Negra com a participação dos pais, e convites como esses são sempre bem-vindos, nos permitindo proporcionar experiências enriquecedoras”, disse Denise.
Para Mônica Bastos, coordenadora geral do Maricá das Artes, a nova estrutura facilitará o acesso ao polo de Itaipuaçu para pessoas que realmente necessitam, enfatizando a importância da localização para a inclusão. “Essa nova localização nos ajuda a ampliar o acesso para aqueles que mais precisam, como os moradores de comunidades do programa ‘Minha Casa, Minha Vida'. Para nós, quanto mais pessoas de diferentes idades se envolverem com atividades culturais e artísticas, maior será o potential fechamento do celeiro artístico da cidade. Além disso, o ambiente é muito acolhedor e convidativo”, acrescentou Mônica.
Além do polo em Itaipuaçu, Maricá das Artes também está presente na Rua Adelaide Bezerra, no Centro da cidade, e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Mumbuca, oferecendo uma rede diversificada de atividades culturais para a população maricaense.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos
“`
Esse texto reescrito mantém a mesma essência e informações da notícia original, enquanto altera a estrutura e a redação para evitar qualquer problema com plágio. O uso de imagens e descrições SEO também foi incluído para aprimorar a visibilidade da página.