Maricá: Escolas de Maricá conquistam campeonato nacional de Bandas e Fanfarras

Escolas de Maricá são campeãs nacionais de Bandas e Fanfarras

“`html

Escolas de Maricá se destacam em Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras

EM Clério Boechat, CEM Joana Benedicta Rangel e CEPT Zilca Lopes da Fontoura garantem as primeiras colocações em diversas categorias.

As instituições de ensino da rede pública municipal, a Escola Municipal (EM) Clério Boechat, o Centro Educacional Municipal (CEM) Joana Benedicta Rangel e o Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, foram reconhecidas como campeãs no XXXI Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, que ocorreu neste final de semana (23 e 24 de novembro) em Barra de . As apresentações das bandas encantaram tanto o público quanto os jurados, mesmo diante da adversidade a chuva trouxe ao evento.

A competição, promovida pela Confederação Brasileira de Bandas e Fanfarras, contou com o suporte da Prefeitura de , através da Secretaria de Educação (Semed). O festival reuniu aproximadamente 100 colaboradores, tanto locais quanto de outras regiões, e contou com a participação de 4 mil competidores, englobando mais de 60 grupos de várias partes do Brasil, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Pará.

Um total de 150 alunos de três bandas municipais – Clério Boechat, Zilca Lopes da Fontoura, e JBR Team, do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel – subiram ao palco e trouxeram para casa títulos nacionais. A EM Clério Boechat se destacou ao vencer nas categorias de “Baliza Feminina”, “Corpo Coreográfico”, “Comandante Mor” e “Corpo Musical”, enquanto que o CEM Joana Benedicta Rangel foi coroado campeão brasileiro na modalidade “Pelotão de Bandeiras”, todas pertencentes ao grupo “Banda de Percussão Sinfônica Infanto Juvenil”.

Por sua vez, o CEPT Zilca Lopes da Fontoura, que competiu na categoria “Banda de Percussão Juvenil”, obteve a vitória na seção “Corpo Musical” ao competir contra a Fanfarra Infantil A Dona Aranha, do Paraná.

“É uma grande honra não apenas para sediar um evento de tal importância, mas também sair como uma das grandes campeãs. As seis premiações que conseguimos demonstram a relevância da música na formação sociocultural dos estudantes de nossa rede. Continuaremos a incentivar essas atividades nas escolas municipais, pois acreditamos que a cultura pode atuar como um agente transformador na vida dos jovens”, declarou o secretário de Educação, Márcio Jardim.

Maxwell Guerra, subsecretário de Administração da Semed, também enfatizou os investimentos que a Prefeitura de já fez em bandas e fanfarras, destacando que esses valores devem aumentar nos próximos anos. “Estamos revivendo essa tradição em Maricá. Já investimos em equipamentos e instrumentos para essas bandas”, afirmou Guerra.

“Nos próximos anos, vamos expandir de forma significativa esses investimentos para que possamos promover a prática musical nas escolas, resultando na criação de diversas bandas que, no futuro, poderão formar uma grande banda da cidade com os alunos mais talentosos”, acrescentou Maxwell.

Objetivos do campeonato

A competição tem como finalidade celebrar a arte, a educação e promover o intercâmbio cultural por meio das apresentações, sublinhando o valor histórico e pedagógico das bandas e fanfarras. Essas atividades são fundamentais para fortalecer a relação entre a formação artística e o desenvolvimento social, promovendo habilidades essenciais à cidadania.

O presidente da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, Armando Nobre, elogiou os esforços feitos pela cidade de Maricá. “Desde já agradecemos a cidade de Maricá, que tem investido o necessário para que as escolas ofereçam aos jovens a oportunidade de se inserirem na música. Costumo dizer que as bandas e fanfarras podem atuar como um antídoto contra a vulnerabilidade infantil, possibilitando a inclusão social por meio da educação musical”, afirmou Nobre.

Thalles Barbosa da Silva, regente da Banda de Percussão Luciana Carvalho, de Goiânia (GO), contou que a banda enfrentou dificuldades para chegar ao local do evento, mas que o encanto proporcionado pela cidade compensou todos os contratempos. “Foi um prazer participar, apesar dos desafios. Desde nossa chegada, todos ficaram maravilhados. Alguns dos meninos viram o mar pela primeira vez. Todos estão muito felizes, a cidade é realmente linda”, concluiu Thalles.

Títulos das escolas participantes:

– Banda de Percussão Sinfônica Infanto Juvenil:

Pelotão de bandeiras:

  • 1° lugar – CEM Joana Benedicta Rangel
  • 2° lugar – EM Clério Boechat

Baliza feminina:

  • 1° lugar – EM Clério Boechat
  • 2° lugar – CEPT Zilca Lopes da Fontoura

Corpo coreográfico:

  • 1° lugar – EM Clério Boechat

Comandante mor:

  • 1° lugar – EM Clério Boechat
  • 2° lugar – CEM Joana Benedicta Rangel

Corpo Musical:

  • 1° lugar – EM Clério Boechat
  • 2° lugar – CEM Joana Benedicta Rangel

– Banda de Percussão Infantil:

Corpo Musical:

  • 1° lugar – CEPT Zilca Lopes da Fontoura

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]