Maricá: Educação de Maricá inicia curso preparatório gratuito para o Enem em quatro centros

spot_img

Prefeitura de inicia preparatório gratuito para o Enem em quatro polos

A Prefeitura de , no Rio de Janeiro, iniciou nesta terça-feira (9) as aulas do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg 2024, curso preparatório oferecido gratuitamente pela Secretaria de Educação. O programa disponibiliza duas mil vagas e tem como objetivo preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas foram ministradas simultaneamente em quatro polos: Centro, Inoã, Itaipuaçu e São José.

O fundador e coordenador pedagógico, Wiliam Campos, acredita que esta edição do cursinho tende a ser a maior em termos de aprovação. Segundo ele, pela primeira vez, os pais e responsáveis dos alunos estão participando do programa, totalizando 864 participantes. Essa participação dos familiares visa proporcionar uma melhor compreensão sobre as provas e sobre o próprio vestibular, tornando-os parceiros nesse processo educacional.

Um dos alunos inscritos é Marco Cesar da Silva, morador de Pindobal e com 56 anos de idade. Ele deposita toda a esperança no projeto para realizar o sonho de cursar pedagogia em uma universidade. Marco agradece a oportunidade oferecida pela cidade de Maricá, onde mora há 20 anos, pois, em Caxias, na Baixada Fluminense, ele não conseguiu concluir seus estudos. Mesmo tendo participado do programa Passaporte Universitário, não obteve a pontuação necessária para ingressar na faculdade de Maricá. Marco está otimista e se sente grato por poder participar do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg.

Outra aluna beneficiada pelo programa é Annie Emanuelly Carneiro de Souza, de 16 anos, que é apaixonada por artes e pretende seguir uma carreira nessa área. Para ela, ter a oportunidade de fazer um cursinho pré-Enem gratuito é uma dádiva. Annie se sente feliz em ver sua cidade oferecendo oportunidades de crescimento para sua população e agradece pela porta que foi aberta para ela.

O Pré-Enem Popular Iara Iavelberg é aberto para alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, bem como para aqueles que já concluíram o ensino médio, jovens e adultos de todas as idades que desejam se preparar para o Enem. O curso oferece benefícios exclusivos, como turmas especiais, professores particulares de redação, simulados no modelo do Enem, acompanhamento pedagógico individualizado e professores qualificados para sanar todas as dúvidas dos alunos.

O projeto existe desde 2016 e tem registrado um crescimento significativo no número de aprovações. Em 2019, foram mais de 200 alunos aprovados em instituições públicas de ensino. Neste ano, 85 participantes do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg conquistaram vagas nas principais instituições públicas do país, após realizarem o Enem.

Além das aulas, o projeto também promoveu uma ação social. Durante as entrevistas pedagógicas, os interessados doaram voluntariamente alimentos não perecíveis. Mais de uma tonelada de alimentos foi arrecadada e será distribuída para instituições sociais da região.

É gratificante ver a iniciativa da Prefeitura de Maricá em oferecer um curso preparatório gratuito para o Enem. Essa oportunidade está possibilitando a realização de sonhos e a transformação de vidas por meio da educação.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]