Maricá e Saquarema: Possible UNESCO title after visit; get the details

spot_img

: Maricá e podem receber título da UNESCO

As cidades de Maricá e Saquarema, localizadas na região dos lagos do Rio de Janeiro, estão concorrendo ao título de Geoparque Mundial da UNESCO. O processo está em análise, e a decisão final será divulgada em setembro deste ano, durante um encontro no Vietnã.

A visita dos avaliadores da UNESCO já aconteceu nessas cidades, onde eles puderam analisar e avaliar os atrativos naturais e culturais que justificam a candidatura do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas da Costa do Sol do Rio de Janeiro.

O título de Geoparque Mundial da UNESCO é um reconhecimento às boas práticas de gestão territorial e valorização do patrimônio existente, além de promover o desenvolvimento local. A conquista desse título pode trazer benefícios para a região, como o aumento do turismo e o fortalecimento da economia.

Em Maricá, os avaliadores mexicano Miguel Angel Cruz Perez e o português Artur Sá visitaram a praia e a gruta da Sacristia, local que guarda resquícios geológicos do continente africano. Segundo a Prefeitura de Maricá, a região faz parte da chamada “África Geológica” ou “Terreno Cabo Frio”, que se estende até a região de Macaé. Durante esse período, os continentes estavam em constante choque, há aproximadamente 500 milhões de anos.

Em Saquarema, os avaliadores analisaram as rochas que estão no topo da Igreja Nossa Senhora de Nazareth. Essas rochas têm cerca de 2 bilhões de anos, sendo as mesmas que ocorrem em Angola, do outro lado do oceano Atlântico. O destaque geológico de Saquarema é a Lagoa Vermelha, onde habitam os estromatólitos, formações rochosas construídas por micro-organismos que realizam fotossíntese e liberam oxigênio para a atmosfera, acumulando minerais.

O Geoparque Aspirante Costões e Lagunas da Costa do Sol do Rio de Janeiro engloba um total de 16 municípios da região, incluindo Maricá, Saquarema, Araruama, Cabo Frio e Macaé, entre outros. A criação desse Geoparque representa a valorização e preservação do patrimônio natural e cultural da região, além de promover o turismo sustentável.

A conquista do título de Geoparque Mundial da UNESCO trará visibilidade internacional para Maricá e Saquarema, atraindo visitantes e investimentos para a região. Além disso, será um reconhecimento do trabalho de preservação e gestão desses municípios em relação ao seu patrimônio geológico e cultural.

A expectativa é grande para o resultado que será divulgado em setembro, e, caso Maricá e Saquarema sejam contempladas com o título, será um marco para o desenvolvimento sustentável da região dos lagos do Rio de Janeiro.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]