Maricá: Confira quando o fornecimento de água em Niterói e SG retorna ao normal

Veja quando o abastecimento de água em Niterói e SG volta ao normal | Enfoco

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Retomada da produção de água no Sistema Imunana-Laranjal ocorreu por volta das 17h na última sexta-feira (1)
| Foto: Péricles Cutrim

Moradores de quatro cidades devem aguardar normalização do abastecimento de água

Os cidadãos de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e precisam demonstrar paciência enquanto aguardam a normalização do abastecimento de água em suas localidades. As empresas Águas de Niterói e Águas do Rio anunciaram ao ENFOCO, na sexta-feira (1), que a distribuição do recurso será realizada de forma gradual, com previsão de normalização em até 72 horas.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) informou que a produção de água nas instalações Imunana-Laranjal foi reiniciada às 17h12 de sexta-feira, após a realização de reparos na entrada de energia elétrica, serviço que foi executado pela Enel. Antes disso, à 1h, a manutenção preventiva programada foi finalizada, o que permitiu o reinício da captação e tratamento da água. Contudo, às 2h05, o funcionamento precisou ser suspenso novamente devido à manutenção em curso pela Enel. O sistema voltou a operar às 12h45, mas outra interrupção ocorreu às 13h30 para ajustes em novas válvulas que foram instaladas durante o processo de manutenção.

A Cedae também projetou que o sistema deve operar com 100% de sua capacidade até as 21h de sexta-feira. Entretanto, as empresas responsáveis, Águas do Rio e Águas de Niterói, devem comunicar informações atualizadas sobre a completa normalização do abastecimento, conforme suas áreas de atuação.

A concessionária Águas do Rio, que atende São Gonçalo, Itaboraí, (nos distritos de Inoã e Itaipuaçu) e na Ilha de Paquetá, informou que o cronograma para as áreas afetadas é o mesmo divulgado pela Águas de Niterói. A normalização do fornecimento de água será feita de forma progressiva, com um prazo de até 72 horas, podendo haver mais atrasos nas regiões mais elevadas e nos trechos mais distantes da rede de distribuição, assim como em locais com problemas identificados, como vazamentos.

A Águas do Rio ainda ressaltou que, “até que o fornecimento de água tratada seja completamente restabelecido, a concessionária orienta os clientes a utilizarem a água de cisternas e caixas d'água exclusivamente para atividades essenciais, adiando aquelas que requerem maior consumo. A empresa está priorizando o uso de caminhões-pipa para abastecimento de unidades de saúde, creches e escolas”.

A Cedae explicou que a manutenção preventiva realizada foi essencial para realizar reparos gerais, instalação de novos equipamentos, ajustes eletromecânicos, revisão de componentes e limpeza das estruturas. Essas ações visam aumentar a segurança operacional do sistema e assegurar um fornecimento contínuo durante o verão, que é o período de maior consumo de água.

Abastecimento afetado por mais de 2 milhões de pessoas

O Sistema Imunana-Laranjal é responsável pelo fornecimento de água para mais de 2 milhões de habitantes em áreas como São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (cujo abastecimento é feito com água bruta), (nos distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no estado do Rio de Janeiro.

Canais de atendimento à população

A concessionária Águas do Rio disponibiliza atendimento à população através do número 0800 195 0 195, que oferece ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp. A Águas de Niterói também disponibiliza canais de comunicação, permitindo que os clientes tirem dúvidas pelo WhatsApp pelo número 21 97211-8064, assim como pelo site www.aguasdeniteroi.com.br, aplicativo Cliente Águas ou pelo telefone 0800 723 1222.

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Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

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