Maricá: cidade oferece aula aberta sobre sustentabilidade no Centro

Maricá apresenta aula pública sobre sustentabilidade no Centro

“`html

Atividade da Incubadora Mumbuca Futuro atrai estudantes e empreendedores em Maricá

Evento realizado pela prefeitura destinou-se à população, reunindo alunos de escolas municipais e participantes da economia solidária

A administração da , por intermédio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de (ICTIM), promoveu na última terça-feira (12/11) a terceira sessão da Aula Pública da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro. O evento, voltado para o público em geral, abordou questões relacionadas à sustentabilidade, conceitos de economia solidária e práticas adequadas para o descarte de resíduos. A atividade aconteceu no Centro Educacional Zilca Lopes da Fontoura e contou com a presença de jovens empreendedores de economia solidária e de alunos do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

Cláudio Gimenez, que ocupa a presidência do ICTIM, destacou a relevância da economia solidária em dar voz a segmentos diversos da sociedade. “A nossa perspectiva é a de que possamos propor e construir um novo modelo de gestão para a cidade, que seja mais equilibrado e justo”, afirmou Gimenez durante o evento.

Os educadores e membros da equipe da Incubadora, incluindo Adônis Alonso, Juliana Duarte, Thiago Miranda e Leonardo Farah, estiveram disponíveis para responder às perguntas do público e apresentar iniciativas sustentáveis, como a proposta de troca de óleo usado por detergente.

“A troca ocorre instantaneamente. Para cada dois litros de óleo armazenados em garrafa PET, o participante recebe um detergente. Para isso, deve-se levar o material à sede da Incubadora Mumbuca Futuro”, explicou Leonardo Farah. “A Secretaria de Cidade Sustentável se encarrega de reaproveitar o óleo, transformando-o em sabão, garantindo assim um descarte correto”, complementou Farah. Vale ressaltar que a sede da Incubadora está localizada na Rua Azamor José da Silva, 56, no Centro da cidade.

Heyde Pittery, que atua no desenvolvimento do Projeto Lixo Zero, ressaltou a importância de realizar o descarte de resíduos de modo apropriado, separando os materiais orgânicos (como restos de alimentos) dos recicláveis (como garrafas PET, latas de alumínio, caixas de leite, entre outros), que podem ser utilizados por artesãos como fonte de renda.

Letícia Pereira, coordenadora pedagógica do projeto, elucidou que a ação se divide entre atividades nas escolas, com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, e aulas públicas voltadas para a comunidade. “No ambiente escolar, abordamos a economia solidária e seus pilares, tais como: autogestão, democracia, agroecologia e consumo responsável, sempre utilizando a metodologia da educação popular. Neste ano, alcançamos 5.300 moradores ao levar a economia solidária ao conhecimento da população de maneira abrangente, através de ações formativas e incentivando o desenvolvimento de empreendimentos econômicos solidários na cidade. Também realizamos atividades específicas para empreendedores dos setores alimentício, agrícola, de serviços e artesanato”, afirmou Letícia.

Rayanne de Medeiros, gerente geral da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro, destacou que o propósito é desenvolver uma mentalidade solidária entre os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. “Nosso objetivo é formar uma consciência coletiva que promova a valorização do ser humano em vez do capital”, destacou Rayanne.

O que é o Mumbuca Futuro

O programa Mumbuca Futuro, que serviu de inspiração para o projeto “Pé de Meia” do Governo Federal, oferece aulas no horário complementar para 2.123 alunos de 14 escolas municipais e uma escola estadual. Como estímulo, os estudantes recebem 50 mumbucas mensalmente e um aporte de 1.200 mumbucas ao final de cada ano letivo, que só pode ser acessado após a conclusão do Ensino Médio. A iniciativa é uma colaboração das secretarias de Educação e Economia Solidária com o ICTIM.

As aulas ocorrem no contraturno e são adaptadas de acordo com a grade curricular das instituições participantes, abordando temas como educação popular, organização popular, economia solidária, consumo consciente, comércio justo, agroecologia e soberania alimentar.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

“`

**Nota:** Não foram incluídas imagens no texto, pois não foram fornecidas na notícia original. Caso sejam necessárias, informações sobre imagens precisam ser fornecidas para que possam ser integradas adequadamente.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]