Fortes chuvas provocam diversos transtornos em Niterói, São Gonçalo e Maricá
Na tarde de sexta-feira (20), uma forte tempestade atingiu os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá, resultando em alagamentos, quedas de árvores, perda de energia elétrica, entre outros problemas em várias áreas das cidades.
Implicações em Niterói
De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura de Niterói, não houve acionamento de sirenes até o momento, mas o volume de chuvas que o município recebeu foi considerável. A cidade entrou em estágio de atenção às 16h30, em razão da presença de núcleos de chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhados de raios e ventos que variaram de moderados a fortes. Até agora, não há registro de feridos.
Agentes municipais estão atuando em locais estratégicos da cidade, com equipes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) engajadas na remoção de galhos e na limpeza de áreas afetadas. Além disso, a NitTrans, responsável pelo tráfego, está organizando o fluxo de veículos para minimizar os impactos no trânsito.
Campo de São Bento adiado para limpeza
Em virtude das chuvas intensas que afetaram a cidade, a administração de Niterói decidiu cancelar todas as atividades e shows programados no Campo de São Bento nesta sexta-feira (20). A prioridade é assegurar a segurança de todos e realizar a limpeza do espaço para que o público possa retornar ao parque com conforto e segurança assim que possível.
Os dados mais recentes sobre a precipitação indicam os maiores acumulados de água nas seguintes localidades: Várzea das Moças, com 47,8 mm; Pé Pequeno, com 36,8 mm; Boa Vista, 34,2 mm; Morro do Estado, 27,8 mm; e Morro do Palácio, 27,4 mm.
Impactos em São Gonçalo
A Defesa Civil de São Gonçalo também informou que não se fez necessário acionar sirenes na cidade. Contudo, registraram um transbordo no Rio Aldeia, em Ipiíba, além de quedas de árvores, uma em Gradim e outra em Vista Alegre. Outros danos incluem a queda de dois postes de energia no bairro Pacheco.
Maricá e os efeitos das chuvas
O município de Maricá foi severamente afetado pelos ventos fortes, resultando em diversos locais sem fornecimento de energia elétrica. Os moradores compartilharam imagens nas redes sociais com relatos sobre quedas de árvores, galhos e alagamentos em suas áreas. Em especial, a população de Inoã enfrenta a falta de luz desde o início do dia, afetando muitos que cuidam de idosos com necessidades especiais e pequenas crianças.
Até o presente momento, a prefeitura está realizando avaliações sobre a situação e ainda não houve comunicados oficiais sobre os ocorridos. Vale lembrar que a semana já havia começado com uma tempestade na segunda-feira, quando um jovem operário perdeu a vida após ser atingido por uma árvore derrubada por ventos muito fortes.
Falta de energia durante a tempestade
A Enel Distribuição Rio informou que as chuvas intensas, acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento, impactaram o fornecimento de energia para muitos clientes da distribuidora. As regiões mais afetadas incluem o Sul do estado, além das cidades de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Duque de Caxias e Magé. No decorrer do evento, os fortes ventos causaram a queda de árvores e galhos, comprometendo trechos da rede elétrica.
A distribuidora anunciou que ativou seu plano de emergência e intensificou as equipes em campo para realizar os reparos necessários e restabelecer o serviço o mais rapidamente possível. A empresa também busca implementar manobras remotas na rede para diminuir a quantidade de clientes sem fornecimento de energia.
Condicionais na Ponte Rio-Niterói
Os ventos fortes que afetaram a Baía de Guanabara exigiram que os operadores da Ponte Rio-Niterói (BR-101) realizassem operações de comboio para garantir a segurança na via expressa.
As autoridades continuam a monitorar a situação e a situação meteorológica para tomar as medidas de segurança necessárias para proteger a população.