José de Abreu visita projetos inovadores em Maricá, RJ
No último dia 23, a cidade de Maricá teve a honra de receber a visita do renomado ator José de Abreu, de 77 anos, acompanhado de sua esposa Carol Junger. Durante sua estadia, o artista teve a oportunidade de conhecer alguns projetos inovadores nas áreas de tecnologia, educação e cultura. O presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Carlos Senna, recebeu calorosamente o ator.
Projetos que chamam a atenção
Dentre os projetos apresentados a José de Abreu, destacam-se o “vermelhinho sustentável”, um modelo de ônibus híbrido sendo desenvolvido em parceria com a UFRJ, e o “Bem-viver Alimentar”, que busca organizar e incentivar a produção de alimentos saudáveis típicos da região. Além disso, o ator conheceu o Programa de Iniciação Científica e a plataforma de streaming Maricá Filmes, cujo objetivo é produzir e compartilhar obras audiovisuais.
Interesse no audiovisual
Carlos Senna destacou o orgulho de receber um ícone da dramaturgia brasileira e expressou sua certeza de que José de Abreu pode contribuir para o desenvolvimento do polo cinematográfico municipal. Durante a visita, o ator demonstrou especial interesse nos projetos relacionados ao audiovisual. Ele conheceu a Incubadora de Inovação Social em Cultura, que oferece diversos cursos e oficinas relacionados à produção audiovisual, e elogiou as iniciativas da cidade.
Planos futuros e elogios à cidade
José de Abreu confessou que já ouvia falar muito sobre Maricá e, por isso, decidiu visitar os projetos da cidade. Ele ficou impressionado com a Incubadora de Inovação Social e afirmou que Maricá poderia exportar essas inovações para outros municípios e estados. O ator ainda expressou seu desejo de colaborar com a implantação de um polo cinematográfico e sugeriu a realização de um festival de cinema internacional para países emergentes. Encantado com tudo o que viu, José de Abreu prometeu voltar em breve e fazer parte dos projetos de audiovisual da cidade.
Apreciando a cultura local
Durante sua visita, o ator também teve a oportunidade de conhecer a unidade do Programa Cultura de Direitos, onde pôde assistir a apresentações de música, capoeira, grafite e fotografia, além de apreciar a exposição “Novos Olhares”. A visita foi finalizada no Cine Henfil, um cinema que remete ao charme dos antigos cinemas. José de Abreu expressou sua intenção de retornar em breve devido à percepção de que Maricá está constantemente avançando e se destacando na vanguarda.