Atletas de Maricá estreiam nas eliminatórias em Paris após bom desempenho no ranqueamento do tiro com arco
Tão logo as Olimpíadas começam, é raro encontrar alguém que não se emocione e torça pelo desempenho dos atletas nacionais. É difícil também não se orgulhar ao ver alguém superar obstáculos para representar o país entre os melhores do mundo. Quando esses atletas são da mesma cidade ou região, esses sentimentos se tornam ainda mais intensos.
Esse é o caso dos arqueiros Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano, ambos de Maricá. Nesta terça-feira, eles voltam a competir no Les Invalides, em Paris, palco das provas de tiro com arco olímpico e paralímpico dos Jogos de Paris-2024. Eles tiveram um bom desempenho na fase de ranqueamento na semana passada e agora estão prontos para as eliminatórias.
Marcus, líder do ranking mundial e um dos favoritos ao pódio, ficou em 17º lugar na chave masculina, enquanto Ana Luiza ficou em 19º na chave feminina, conquistando sua melhor marca pessoal, com 660 pontos. O resultado dos dois foi importante para classificar o Brasil no torneio de duplas mistas.
“Somos da mesma cidade, do mesmo clube. Nossa relação é bem próxima”, afirmou D’Almeida sobre a colega. Juntos, eles somaram 1.330 pontos, a décima melhor pontuação entre as 16 equipes classificadas.
Ana Luiza, de 21 anos, está participando de sua primeira Olimpíada e comemora sua classificação. No entanto, ela lembra que ainda há muito pela frente. “Tem muita coisa pela frente”, disse a arqueira, que também faz parte da equipe “Dispara Brasil de Maricá”.
Nesta terça-feira, os dois voltam ao estádio provisório montado no centro da capital francesa para estrearem nas eliminatórias. Marcus enfrentará o ucraniano Mykhailo Usach, que ficou em 48º lugar no ranqueamento. Já Ana Luiza enfrentará a eslovena Zana Pintaric, além das coreanas, que segundo ela, “atiram muito bonito”.
Na prova, os atletas competirão em partidas de 1 contra 1, com 72 flechas para cada um. A pontuação do ranqueamento não será considerada, todos começarão do zero.
Na sexta-feira, ocorrerá a competição mista, também no modo eliminatório, a partir das oitavas de final.
Os atletas de Maricá estão mostrando um excelente desempenho até o momento, e é motivo de orgulho para a cidade e para o Brasil. A participação deles nas Olimpíadas é o resultado de muito esforço, dedicação e talento.
Além de torcermos pela conquista de medalhas, devemos valorizar o esforço e a superação desses atletas. Eles são exemplos de perseverança e determinação, nos mostrando que não há limites para alcançar nossos sonhos.
Que Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano tenham uma excelente participação nas eliminatórias e que representem Maricá e o Brasil da melhor forma possível. Estamos na torcida por eles e por todos os atletas brasileiros que estão competindo nas Olimpíadas. Que eles possam fazer bonito e encher o país de orgulho. Vamos juntos torcer pelo Brasil!