“`html
No último sábado (26), em Maricá, um total de dez animais, sendo sete cachorros e três gatos, foram adotados durante uma ação especial em frente ao Centro de Comércio Popular (Cecop). Essa campanha de adoção é uma iniciativa que visa proporcionar novos lares para os bichinhos, os quais foram resgatados das ruas ou disponibilizados por moradores locais.
De acordo com informações fornecidas pela Secretaria de Proteção Animal, a ação contou com a colaboração de protetores de animais locais – voluntários que dedicam seu tempo para resgatar e cuidar de animais até que eles possam ser adotados. O secretário de Proteção Animal, Otávio Duarte, destacou a importância da campanha, que também busca aumentar a conscientização sobre o problema do abandono de animais nas ruas.
“Todos esses animais que foram adotados têm histórias de resgate e, com essa feira, podemos não só encontrar novos lares para eles, mas também promover a conscientização sobre a responsabilidade de ter um animal de estimação e evitar o abandono”, comentou Duarte.
Antes de serem entregues aos novos adotantes, todos os animais passam por um processo de saúde que inclui a aplicação de vermífugo, e os animais adultos são castrados. Além disso, a Secretaria de Proteção Animal também oferece a opção de castração para filhotes a partir dos seis meses de idade, a fim de ajudar a controlar a população de animais abandonados.
A campanha de adoção não se limita a eventos presenciais; a Secretaria de Proteção Animal também promove a adoção de forma online através das redes sociais. Aqueles que desejam adotar um pet podem contatar a secretaria pelo Facebook: Proteção Animal Maricá, no Instagram: @secpa.marica e pelo WhatsApp (21) 97556-7695, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Além das feiras de adoção, a Secretaria, em colaboração com a ONG Rio Ecopet, está desenvolvendo uma campanha sustentável que incentiva a coleta de tampinhas plásticas e lacres de alumínio. Esses recicláveis são então trocados por ração destinada a animais de protetores cadastrados no município e aos que vivem nas ruas.
A campanha de adoção e resgate de animais em Maricá foi estabelecida com ênfase não apenas na proteção dos animais, mas também na preservação ambiental. Essa iniciativa conta com o apoio das Secretarias de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, e de Cidade Sustentável, além da autarquia responsável pelos Serviços e Obras de Maricá, conhecida como Somar.
Essa ação multifacetada busca não somente promover a adoção responsável, mas também engajar a comunidade na luta contra o abandono de animais e na proteção do meio ambiente. Projetos como esse são essenciais para a construção de uma sociedade mais consciente e solidária, cujo foco é o bem-estar animal e a promoção de práticas sustentáveis.
“`