A partir das 4 horas da manhã desta quinta-feira, 31 de outubro, e se estendendo até a mesma hora de sexta, 1º de novembro, será registrada a interrupção do fornecimento de água para aproximadamente 2 milhões de residentes nas cidades de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, além de Maricá (particularmente nos distritos de Inoã e Itaipuaçu) e na Ilha de Paquetá, localizadas no estado do Rio de Janeiro.
Esse corte no abastecimento ocorre em decorrência da manutenção anual programada pelo Cedae para o Sistema Imunana-Laranjal. Para que as atividades possam ser realizadas, a companhia informou que será preciso suspender tanto a captação de água bruta quanto a produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal.
Esta operação mobilizará mais de 200 profissionais, que estarão incumbidos de realizar em torno de 40 serviços variados. Entre as principais atividades estão: instalação de novos equipamentos, reparos em geral, ajustes eletromecânicos, revisão de componentes e limpeza das estruturas existentes.
“A manutenção anual é o momento em que nossos técnicos concentram os esforços nas inspeções e correções necessárias para garantir que o sistema funcione com a máxima eficiência, especialmente durante o verão, que é a época do ano com o maior consumo de água. Com esse trabalho contínuo na melhoria e na identificação precoce de eventuais falhas, conseguimos aprimorar o funcionamento da unidade e evitar interrupções inesperadas”, destaca Daniel Okumura, que é diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.
Assim que os serviços de manutenção forem finalizados, a operação do sistema será retomada. Contudo, a Cedae aconselha a população a armazenar água suficiente para o período de interrupção, além de adiar tarefas que demandam um alto consumo hídrico sempre que possível.
A responsabilidade pela distribuição de água nas áreas citadas é das concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, que atuam conforme as regiões que competem a cada uma.
Elisa Silva, gerente do Sistema Imunana-Laranjal, também compartilhou orientações úteis para a população a fim de economizar água durante esse intervalo. Para acessar essas dicas, está disponível um vídeo informativo.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos