Maricá: Agricultura faz nova edição do projeto ‘Baldinho do Bem’

Maricá: Agricultura realiza mais uma edição do projeto ‘Baldinho do Bem’

“`html

Prefeitura de Maricá promove mais uma edição do projeto ‘Baldinho do Bem'

A Prefeitura de , através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, realizou, na última sexta-feira (23/08), mais uma edição do popular projeto ‘Baldinho do Bem'. Nessa ação, voluntários cadastrados trouxeram resíduos orgânicos e, em troca, receberam alimentos frescos, como alface crespa, cheiro verde, batata doce e berinjela, entre outros produtos. Durante a atividade, também foram feitas inscrições para novos voluntários, que puderam retirar o recipiente destinado à coleta na praça agroecológica.

O projeto de compostagem envolve o recebimento de resíduos alimentares crus, que incluem cascas de legumes e frutas, borra de café, filtros de papel usados e cascas de ovo. Esses materiais são transformados em adubo, utilizado para o cultivo de alimentos orgânicos em jardins comestíveis localizados nas praças de Araçatiba e Guaratiba, bem como nas hortas do Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Flamengo. Além disso, a Fazenda Municipal Joaquin Piñero, localizada no Espraiado, também faz parte dessa iniciativa. Os alimentos produzidos nesses espaços não recebem agrotóxicos e estão disponíveis para colheita gratuita por moradores e turistas.

A secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Príncipe, ressaltou a relevância do projeto e fez um apelo para que mais moradores da região se tornem voluntários. “Os resíduos que poderiam ser descartados de maneira inadequada estão se transformando em composto para fertilizar os novos alimentos que serão gerados. Dessa forma, colaboramos com a população, que abraçou a ideia e contribui para o sucesso do nosso projeto. Convidamos todos os residentes da área a participarem”, enfatizou.

Mayara Guimarães, assessora de projetos sustentáveis, também compartilhou a importância de aproveitar cascas de legumes e frutas para promover uma transformação sustentável desses alimentos. “Nosso sistema funciona assim: as pessoas se voluntariam para trazer os resíduos orgânicos, realizamos a pesagem e entregamos certificados. Eles levam itens agroecológicos que são produzidos aqui. Todo o processo é feito de forma circular: recebemos o resíduo orgânico, o compostamos e produzimos novo adubo, a partir do qual geramos alimentos frescos. Estamos conscientizando a população sobre como lidar com os resíduos de maneira sustentável”, explicou Mayara.

Adoção do projeto incentiva a participação cidadã

Entre os voluntários, Anderson de Souza, residente de Araçatiba, destacou a importância do descarte consciente de lixo orgânico. “Eu acredito nessa iniciativa, pois ela representa uma forma de revitalização e sustentabilidade. Muitas vezes, não sabemos como descartar corretamente o lixo orgânico, e esse projeto também é fundamental para que possamos consumir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. Sempre que possível, trago minha mãe e meu filho para que eles também aprendam esse hábito da agricultura Circular”, expressou o comerciante.

Joseli de Araújo, 60 anos, é outro participante que colabora com a iniciativa. Ele, que já tinha o hábito de guardar as cascas de legumes e frutas em sua antiga residência, agora faz parte do projeto. “Acredito que essa ideia é excelente, porque já tinha o costume de guardar cascas de legumes e frutas para misturar com as sementes que plantava em um pequeno espaço da minha casa. Desde que soube desse projeto, venho sempre”, comentou.

Os baldes fornecidos serão utilizados sob comodato, ou seja, os voluntários devem utilizá-los exclusivamente para participar do projeto. Caso optem por desistir, devem devolver o recipiente. Para ingressar na iniciativa, novos voluntários devem preencher um formulário (clique aqui). A secretaria também orienta que os participantes levem os resíduos em caixas de leite ou potes de sorvete limpos para que possam ser convertidos em adubo, utilizado na produção de alimentos orgânicos.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]