Maricá Realiza a 10ª Edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
Com o título “Orgulho e Resistência”, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos (SPPDH), está organizando para o próximo domingo (17 de novembro) a décima edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+. Este evento conta com uma programação abrangente, que promete oferecer várias atrações e atividades, sempre com o intuito de promover visibilidade às demandas da comunidade LGBTQIAPN+.
A concentração dos participantes está programada para iniciar às 14h na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, na altura do supermercado Supermarket. A ativação do evento se iniciará às 14h30 com um ato que une aspectos interreligiosos e políticos, além de uma apresentação do hino nacional para marcar essa data significativa. Após esse momento, os ativistas e apoiadores seguirão em marcha até a Praça Orlando de Barros Pimentel, onde uma série de shows e performances serão realizados ao longo do percurso, animando os presentes.
Carlos Alves, que serve como coordenador de assuntos LGBTQIA+ da SPPDH, comentou sobre a relevância do tema “Orgulho e Resistência”: “Estamos aqui para reafirmar nossos direitos e lutar por um futuro que represente avanços concretos! Celebramos a vida, o amor e nos opomos a todo tipo de preconceito, discriminação e LGBTIfobia. Nossa luta se estende em defesa da cidadania, inclusão social e dos direitos de todas as pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.”
O evento contará com um line-up diversificado, que inclui atraentes apresentações de artistas renomados, como Carol Sabá, Olívia Dark, Avila, Maykon Pereira, Yolo, Angélica Rawaxi, entre muitos outros. Uma novidade nesta edição é a colaboração com a Associação Brasileira de Lésbicas, que resultará na criação de um trio elétrico exclusivo para esse público, numa homenagem à fundadora da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Maricá, batizado de “Marcia Marçal”. Além disso, o palco na Praça Orlando de Barros Pimentel receberá o nome de Safire de Martinelly, uma ativista reconhecida por sua contribuição à causa.
Esse evento recebe apoio de diversas organizações, como o Fórum LGBTQIAPN+ de Maricá e Itaipuaçu, o Fórum de Lésbicas de Maricá, e o Conselho Municipal dos Direitos Humanos LGBTQIA de Maricá, reforçando a importância da união entre diferentes grupos e a luta em prol dos direitos humanos.
Serviço: 10ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Maricá
Tema: Orgulho e Resistência
Data: 17/11/2024
Horário: A partir das 14h
Local de Concentração: Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa (altura do Supermarket)
Programação:
12h: Tenda de Retificação para Pessoas Trans (Projeto TransVida)
14h: Concentração
14h30: Ato Interreligioso, hino nacional e ato político
15h: Início da saída dos trios elétricos
17h: Chegada na Praça Orlando de Barros Pimentel e início das atrações artísticas no palco
Assim, a 10ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ promete ser um momento marcante na cidade, onde a diversidade, a luta por direitos e a valorização da vida e do amor estarão em evidência. Com uma proposta inclusiva e celebrativa, o evento reforça a importância da resistência e do orgulho na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.