“`html
A espera pelo ônibus em dias quentes se tornou um verdadeiro desafio, especialmente com as ondas de calor que, a cada ano, se tornam mais frequentes. Esta situação já chegou a ser considerada insalubre, suscitando a busca por alternativas que tragam mais conforto aos passageiros. A empresa de publicidade JCDecaux SA, reconhecida por suas inovações, está desenvolvendo uma solução interessante. O novo abrigo de ônibus, atualmente em fase de testes em Madri, capital da Espanha, promete não apenas sombra, mas também resfriamento do ambiente.
Denominado “Marquesina Refrescante”, este equipamento foi projetado para reduzir a sensação térmica em pontos de ônibus. Ele é capaz de diminuir a temperatura do ar ambiente em até 9°C, contrastando com os abrigos tradicionais, que muitas vezes funcionam como estufas, com seu teto e paredes de vidro.
Funcionamento do sistema de resfriamento
A tecnologia implementada no abrigo, embora brevetada, se inspira em um processo natural e arcaico conhecido como resfriamento evaporativo, uma técnica usada em regiões desérticas há milênios. Neste sistema, o ar aquecido que adentra o abrigo passa por um painel úmido, com formato de favo de mel, onde é resfriado por evaporação. Essa abordagem simples inclui um reservatório que capta água da chuva do teto do abrigo, canalizando-a para o módulo de resfriamento.
Em períodos sem vento, ventiladores são ativados para impulsionar o ar quente através da estrutura. O ar resfriado, então, é direcionado aos passageiros que aguardam. Além disso, painéis solares localizados no telhado geram a energia necessária, enquanto um sistema inteligente controla o funcionamento do abrigo de acordo com a presença de pessoas, temperatura, horário do dia, previsão de chuvas e nível de água disponível.
O sistema de resfriamento entra em operação somente quando a temperatura ambiente supera 25°C e quando um botão no painel é acionado, ativando os mecanismos de ventilação e resfriamento.
Com o uso de energia solar e a coleta de água da chuva, o abrigo evita a dependência de sistemas de ar condicionado, que consomem muita energia e geram poluição. Além disso, ao contrário da nebulização, o resfriamento por evaporação não gera microgotículas, evitando qualquer risco relacionado à inalação de pequenas partículas de água.
Implementação na capital espanhola
A EMT Madrid, empresa municipal responsável pelo transporte na cidade, acaba de instalar dois abrigos refrescantes em pontos de grande movimentação, concretamente nas áreas de Pavones e Villaverde Cruce. Esta é a primeira vez que um abrigo com tecnologia de resfriamento é instalado em espaços públicos. O objetivo do projeto piloto é permitir que a EMT Madrid e a JCDecaux verifiquem a eficácia do protótipo na prática, proporcionando uma experiência mais agradável para os usuários durante os dias de calor intenso.
Este projeto fornecerá dados cruciais para avaliar o desempenho real da inovadora estrutura em condições urbanas, o que pode impactar significativamente a experiência dos usuários durante períodos de altas temperaturas. Recentemente, foi divulgada uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo que constatou um aumento no uso de automóveis entre os moradores da cidade, de 19% em 2023 para 29% em 2024. O conforto foi apontado como o principal motivo, seguido pela superlotação do transporte público e pelo tempo de espera excessivo nos pontos. Essa situação sugere que iniciativas semelhantes àquelas implementadas em Madri poderiam ser bem recebidas, possivelmente incentivando ainda mais o uso do transporte coletivo.
A Marquesina Refrescante se apresenta como uma solução inovadora no contexto urbano, agindo como um “oásis” em meio ao calor. O design é aprimorado pela utilização de madeira não tratada e tons claros, com uma estrutura amigável e acolhedora, que chama os transeuntes a entrar no espaço sombreado e desfrutar dos assentos, projetados com inspiração em móveis de interiores.
Materiais e estrutura
A construção do abrigo refrescante envolveu uma cuidadosa seleção de materiais para aprimorar o sistema de resfriamento natural. A estrutura é feita com perfis de metal vazado, que oferecem resistência e favorecem a circulação de ar, ao mesmo tempo que protegem o sistema de ventilação. Os bancos e apoios de braço, feitos em uma madeira tratada, não aquecem abaixo da ação do sol.
Adicionalmente, o revestimento traseiro em madeira contribui para manter uma temperatura agradável, evitando o superaquecimento do material. A estrutura pode ser adaptada para o verão, sendo substituída por vidro nas estações mais frias. Os painéis de papelão alveolar presentes na parte interna do acabamento traseiro ajudam a reter a umidade, enquanto ventiladores integrados garantem a circulação de ar fresco.
A empresa JCDecaux destacou que Madri apresenta condições ideais para a operação desta tecnologia, pois o clima seco e quente da cidade favorece a evaporação, tornando o sistema ainda mais eficiente. Além disso, as brisas naturais que sopram pela capital ajudam a acelerar o processo de resfriamento, melhorando a dispersão do ar quente e promovendo uma renovação com uma brisa fresca.
“`