Macaé: Pipas em fios deixam mais de 150 mil casas sem luz no estado do Rio

Pipas em fios deixam mais de 150 mil casas sem luz no estado do Rio | Enfoco

Interrupção de energia causada por pipas afeta mais de 150 mil residências no Rio de Janeiro

De acordo com dados divulgados pela Enel Distribuição Rio, nos primeiros seis meses de 2023 mais de 150 mil clientes ficaram sem energia devido às pipas que atingiram a rede elétrica da área de concessão da companhia. As regiões mais afetadas foram a Região dos Lagos, Campos, São Gonçalo, Magé, Região Serrana, , Região Sul e Niterói.

Impacto na Região dos Lagos, Campos e São Gonçalo

A Região dos Lagos foi a mais atingida, com 55.327 clientes impactados entre janeiro e junho de 2023. Já nas proximidades de Campos foram registrados 21.890 casos, seguidos de São Gonçalo, com 18.087 clientes afetados. Em Magé, no mesmo período, 17.378 clientes sofreram com a falta de energia. A Região Serrana registrou 16.936 casos, teve 15.194, a Região Sul teve 7.277 e Niterói teve 6.442 clientes afetados.

Riscos associados às pipas na rede elétrica

A interrupção do fornecimento de energia ocorre quando as pipas atingem a fiação elétrica, podendo causar o rompimento dos cabos, desgaste na fiação, curtos-circuitos e perigo de choque elétrico. Diante dessa situação, a Enel mobiliza suas equipes para realizar os reparos necessários e substituir a fiação, restabelecendo o serviço o mais rápido possível.

Conscientização e medidas de segurança

Thiago Martins de Morais, responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Rio, destaca a importância de conscientizar sobre os riscos de empinar pipas próximo à rede elétrica e orientar as crianças e adolescentes sobre os cuidados necessários, principalmente durante as férias escolares.

A Enel Distribuição Rio compartilhou algumas dicas de segurança para garantir a diversão com pipas de forma segura:

1. Durante a pipa se enroscar na rede, postes ou antenas, não tente resgatá-la nem arremessar objetos nos fios. Somente técnicos capacitados devem realizar esse trabalho com equipamentos de segurança.

2. Empine pipas em espaços abertos, longe das fiações, como parques e campos de futebol.

3. Evite utilizar materiais metálicos na fabricação da pipa, como alumínio, pois conduzem eletricidade e aumentam o risco de choque elétrico.

4. Não utilize “rabiolas” nas pipas, pois elas podem se agarrar nos fios elétricos e causar desligamentos do sistema, além de provocar choques elétricos.

5. Não solte pipas durante a chuva, pois funcionam como para-raios e aumentam o risco de acidentes fatais.

6. O uso de cerol, pó de vidro com cola, pode cortar os fios de alumínio ou cobre, gerando risco de choques elétricos por rompimentos de cabos.

7. A linha chilena, com poder de corte quatro vezes maior que o cerol tradicional, também representa alto risco para pedestres, motociclistas e pode causar danos à rede elétrica.

8. É aconselhável que um adulto responsável esteja presente durante a brincadeira.

Em casos de cabos partidos, os clientes devem se manter afastados e entrar em contato imediatamente com a distribuidora através da Central de Atendimento (0800 28 00 120) ou pelos perfis nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/EnelClientesBR) e Twitter (@EnelClientesBR).

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]